Projeto aprovado inclui no Calendário de Eventos a “Semana do Brincar”

por Imprensa publicado 16/02/2024 18h25, última modificação 23/02/2024 18h15
Valorização da infância
Projeto aprovado inclui no Calendário de Eventos a “Semana do Brincar”

Durante a votação da matéria, estiveram presentes no Plenário profissionais brinquedistas e apoiadores da iniciativa

Nesta semana, a Câmara de Poços aprovou o Projeto de Lei n. 53/2023, de autoria da vereadora Luzia Martins (PDT), que inclui no Calendário Comemorativo e de Eventos do Município a Semana do Brincar. Durante a votação, estiveram presentes profissionais brinquedistas e apoiadores da iniciativa, entre eles Alexandre Ribeiro do Valle. A proposição segue, agora, para sanção do Poder Executivo.

As atividades da Semana do Brincar serão realizadas de 23 a 28 de maio, com o objetivo principal de sensibilizar a sociedade e as autoridades acerca da necessidade de investir, através de políticas públicas, em espaços públicos e privados que ofereçam condições adequadas para as brincadeiras das crianças, garantindo o direito ao tempo livre e ao desenvolvimento integral. “A brincadeira é a principal atividade na vida da criança, graças a isso a criança pode desenvolver a motricidade, conhecimento, o emocional e as habilidades sociais. Além disso, o brincar proporciona momentos de diversão e felicidade, o que é extremamente necessário para o bom desenvolvimento infantil”, comenta a autora do projeto.

Para a vereadora, a Semana do Brincar é uma iniciativa que valoriza a infância que e reconhece a importância do brincar como atividade fundamental para uma vida saudável. “Queremos mobilizar a sociedade e as autoridades para que criem locais divertidos e seguros para as crianças brincarem. Todos os anos, essa data se torna um evento dedicado à promoção e ao desenvolvimento do brincar, através de atividades lúdicas, como jogos, brincadeiras tradicionais, quizzes e oficinas de arte”, ressalta.

Sempre atenta às pautas que envolvem as crianças e adolescentes, Luzia destaca a importância do olhar atento para ações que visem, também, ao cuidado e à defesa dos direitos desse público.