Plenária Estadual do Parlamento Jovem reúne mais de 100 Câmaras Municipais

por Imprensa publicado 28/09/2023 15h05, última modificação 04/10/2023 18h28
Jovem e Mercado de Trabalho
Plenária Estadual do Parlamento Jovem reúne mais de 100 Câmaras Municipais

Propostas sobre o Jovem Mercado de Trabalho foram aprovadas pelos estudantes e entregues à ALMG

A Câmara de Poços marcou presença na Plenária Estadual do Parlamento Jovem de Minas, que aconteceu na cidade de Belo Horizonte, na última semana, e reuniu 132 municípios mineiros. A diretora da Escola do Legislativo Tais Ferreira e a aluna do Colégio CEPOC Letícia Azzola participaram das atividades realizadas pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), durante os três dias de evento. O presidente do Poder Legislativo Douglas Dofu (União) e os vereadores Lucas Arruda (Rede) e Tiago Braz (Rede) também estiveram no encontro.

A programação teve início na quarta-feira (20), quando os estudantes foram acolhidos na ALMG, receberam informações sobre os grupos de trabalho e a Plenária Final e fizeram uma dinâmica de entrosamento. No dia seguinte, além da reunião dos grupos de trabalho para priorização das propostas sobre o tema Jovem e Mercado de Trabalho, os alunos escolheram o tema para a edição de 2024: Melhorias no Ensino Escolar.

Na sexta-feira (22), aconteceu a Plenária Final, com a discussão e votação das propostas que foram construídas e aprimoradas ao longo de todo o ano. No subtema 1, Desenvolvimento Econômico e Geração de Trabalho, uma das sugestões aprovadas foi a criação de plataforma interfederativa contendo sites, o Portal MG.gov, oficinas, cursos gratuitos como no Sistema S, mídias, textos informativos e videoaulas sobre temas como regras básicas para entrevistas e desenvolvimento de habilidades psicológicas. Esta proposta foi baseada em uma demanda levantada nas Plenárias Microrregionais do Polo Sudoeste, que tem Poços como uma das integrantes. A sugestão foi aprimorada e chegou à Plenária Regional, realizada na cidade de Guaxupé.

Outras propostas foram aprovadas, entre elas: aprimoramento do programa Trilhas do Futuro, com oferta de cursos voltados ao mercado digital e novas tecnologias, também disponibilizados no modelo à distância para atender alunos que não têm acesso às instituições parceiras no seu município (subtema 2 - Escolaridade e Qualificação Profissional); criação de centros tecnológicos que ofereçam capacitação em nível semiprofissional em áreas rurais, periféricas e em locais de difícil acesso, proporcionando capacitação e acessibilidade aos jovens residentes nesses locais (subtema 3 - Jovens em Situação de Vulnerabilidade e Inclusão no Trabalho); cofinanciamento, pelo Estado e pelos municípios, para disponibilização de passe livre estudantil, garantindo transporte gratuito para alunos dos ensinos médio e superior que visam fazer o curso técnico ou que necessitam trabalhar (subtema 3 - Jovens em Situação de Vulnerabilidade e Inclusão no Trabalho).

O documento final, com todas as propostas aprovadas, foi entregue à ALMG e pode subsidiar projetos e outras iniciativas do Parlamento. “Esse documento representa todo o trabalho das Câmaras Municipais do estado no Parlamento Jovem. Como coordenadora regional do projeto, posso afirmar que os estudantes fizeram um trabalho espetacular e puderam apresentar demandas muito importantes sobre o Jovem e Mercado de Trabalho. A Câmara de Poços encerra mais um ano do PJ com a sensação de dever cumprido. Que venha 2024”, ressaltou a diretora da Escola do Legislativo Tais Ferreira.

A aluna Letícia Azzola, que foi escolhida pelos demais participantes de Poços para estar em BH, falou da experiência vivida ao longo do PJ 2023. “Toda a experiência do Parlamento Jovem foi marcada por muitas amizades e novas e perspectivas diferentes. Acredito que toda minha concepção sobre política foi mudada, aprendi muito sobre as divisões de poder e sobre relações humanas. Não tenho palavras para descrever toda a experiência. Tenho uma enorme gratidão pela oportunidade de representar Poços de Caldas na etapa estadual em Belo Horizonte”, disse.

O encerramento oficial do projeto em Poços será no dia 10 de outubro, com a entrega de de certificados a todos os participantes do PJ. Neste ano, fizeram parte do projeto as seguintes unidades de ensino: Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio – Padrão, Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari, Colégio Sete de Setembro – COC, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Nini Mourão, CEPOC – Centro Educacional Poços e Colégio Jesus Maria José.

O Polo Sudoeste teve a coordenação dos municípios de Poços de Caldas e Guaxupé, com a participação das cidades de Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Cássia, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Pratápolis, São Pedro da União e São Sebastião do Paraíso.

 

 

 

 

 



 

 

 

 

 

 

registrado em: