Paulista quer informações sobre recolhimento e guarda de cavalos pelo CCZ
Nesta semana, durante a primeira reunião ordinária da Câmara em 2026, o vereador Wellington Paulista (PSDB) apresentou o Requerimento n. 244, solicitando ao Executivo informações sobre os procedimentos adotados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no que se refere ao recolhimento, guarda, destinação e controle de equídeos no município, especialmente cavalos. A proposição foi aprovada e encaminhada à Prefeitura.
O parlamentar ressalta a importância da transparência das ações relacionadas à causa animal. “O Requerimento surgiu de relatos recorrentes da sociedade a respeito de políticas públicas nessa área. Essas informações são fundamentais para um trabalho de acompanhamento e fiscalização do que é feito hoje e de possíveis melhorias. Os nossos questionamentos têm como objetivo o aprimoramento das iniciativas que versam sobre o bem-estar animal”, diz.
No Requerimento, Paulista indaga quantos cavalos foram recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses nos últimos quatro anos. Ele também quer dados sobre animais devolvidos aos tutores, doados e furtados nesse período, bem como critérios adotados pelo CZZ nesses processos.
A causa animal tem sido pauta de reuniões e proposições legislativas do vereador Paulista. Em 2025, vários Requerimentos foram aprovados sobre o tema, entre eles: estrutura disponível no CCZ para realização de procedimentos delicados em animais; existência de convênios com clínicas veterinárias para atendimento de animais feridos em suporte ao CCZ; funcionamento do Centro de Controle de Zoonoses em Poços de Caldas; serviços prestados pelo CCZ.
Todas as proposições ficam disponíveis para consulta no site da Câmara: www.pocosdecaldas.mg.leg.br.