Paulista pede informações sobre acompanhamento e apoio a famílias de dependentes químicos
Na sessão ordinária da última terça-feira (12), o vereador Wellington Paulista (PSDB) apresentou o Requerimento nº 2.537/2025, aprovado pelo Plenário da Câmara de Poços. O documento busca informações a respeito do acolhimento dado aos familiares de pessoas que fazem tratamentos de dependência química nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município.
Segundo o parlamentar, a assistência social tem papel importante no acolhimento, orientação, acompanhamento psicossocial e encaminhamentos necessários para garantir apoio às famílias, que também enfrentam desafios emocionais, sociais e econômicos decorrentes da dependência química. Por conta disso, o vereador questiona quais programas, serviços e projetos são feitos em prol destes familiares, e se o acompanhamento psicossocial tem sido realizado.
Paulista também pede informações a respeito da quantidade de profissionais que, atualmente, trabalha nesse tipo de serviço, quais suas qualificações e onde são feitos os atendimentos. O Requerimento ressalta, ainda, a busca por dados de quantas famílias foram atendidas nos últimos três anos e se existem outras iniciativas e programas de capacitação para a prevenção de recaídas.
O vereador alega receber muitas demandas a respeito deste assunto em seu gabinete. “Devido à importância do trabalho realizado pela Assistência Social do município, fizemos uma série de questionamentos para entender quais são, atualmente, as ações específicas desenvolvidas pela Prefeitura para apoio e atendimento tanto aos próprios dependentes químicos, quanto aos seus familiares”, salienta.
Ao final do documento, o legislador solicita informações à Secretaria Municipal de Assistência Social sobre a previsão de ampliação dos serviços de apoio às famílias de dependentes químicos. “Os Requerimentos têm como objetivo acompanhar de perto o funcionamento da estrutura da Prefeitura e quais ações específicas são tomadas para sanar os problemas levados pela população aos vereadores”, finaliza Paulista.