Paulista pede detalhes de ações do Centro POP e defende projeto de ampliação do atendimento
O vereador Wellington Paulista (PSDB) protocolou o Requerimento nº 2424/2025, com o objetivo de solicitar esclarecimentos sobre as ações do Centro POP, local de atendimento a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade. A unidade é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social do Governo Federal e oferece serviços essenciais como higiene pessoal, alimentação, apoio psicossocial, emissão de documentos e encaminhamentos para outros serviços de assistência social.
No documento, Paulista pede à Prefeitura para que detalhe qual a estrutura do local, a capacidade de atendimento, as condições de acessibilidade e quantos profissionais de cada área trabalham no Centro POP. Também indaga a quantidade de atendimentos prestados na unidade no último ano e quantas pessoas em situação de rua passaram ali.
Segundo Paulista, o objetivo é entender quais os desafios que o órgão enfrenta e quais medidas a Prefeitura estuda para superá-los, bem como se existem planos de ampliações e melhorias para o local. O vereador salienta que o Requerimento faz parte de uma série de outros pedidos que buscam trazer a público o trabalho da Assistência Social. “Precisamos acompanhar o trabalho desta área, que é de fundamental importância e que precisa de ações constantes. E, claro, a partir das respostas do poder público, vamos entender se hoje ainda existem gargalos dentro do setor”, diz.
Na proposição, o vereador pede informações sobre as metas e os resultados alcançados pelo programa, como a ressocialização e a reinserção destas pessoas no mercado de trabalho é feita, e se há ações educativas que busquem combater a percepção negativa associada a pessoas em situação de rua. Paulista pergunta, ainda, se há parcerias com outras instituições públicas ou organizações da sociedade civil no atendimento à população vulnerável e quais serviços seriam prestados desta forma.
O Requerimento foi aprovado na sessão ordinária da última terça-feira, 05, e está disponível para consulta no site da Câmara.