Parlamento Jovem realiza plenária virtual para votação de propostas dos alunos
Mesmo diante do cenário atual da pandemia de Covid-19, o Parlamento Jovem de Minas procurou manter as atividades do projeto com os alunos de maneira remota, mas diante das dificuldades, apenas algumas cidades, como Poços, por exemplo, conseguiram finalizar as etapas de formação política e temática. Por isso, nesta quarta-feira (15), às 15h, o Parlamento Jovem de Poços realiza a Plenária Municipal Virtual para apresentação e votação das propostas elaboradas pelos alunos participantes do projeto.
Desde a suspensão das atividades presenciais, a coordenação do Projeto em Poços buscou utilizar as ferramentas disponíveis para trabalhar remotamente com os alunos, com reuniões online, lives e contato via whatsapp. Agora, finalizadas as formações política e temática, a plenária virtual visa dar um desdobramento às propostas elaboradas pelos alunos, já que após votarem, essas são encaminhadas aos vereadores.
Apesar do empenho dos coordenadores e dos alunos em manter o projeto ativo mesmo sem atividades presenciais, houve um atraso no cronograma, devido à pandemia, e isso implicou tanto nas datas das plenárias municipais, quanto nas próximas etapas do projeto, que são a regional e estadual. Além disso, algumas cidades que desenvolviam o projeto antes do início da pandemia, tiveram dificuldades em manter as ações online. Dos 90 municípios mineiros participantes do Parlamento Jovem este ano, apenas 39 conseguiram desenvolver alguma atividade remota. As razões vão desde a falta de estrutura até a dificuldade dos próprios alunos em acessar a internet.
Diante do cenário ainda incerto, a coordenação do Polo Sudoeste, do qual Poços de Caldas faz parte, realizou uma live na última semana para marcar o encerramento da formação política e temática do Parlamento Jovem 2020 e a suspensão, mesmo que temporária, do projeto no restante do ano. Na ocasião, os coordenadores de cada cidade destacaram a importância do projeto, os desafios e como ele tem feito a diferença na vida dos estudantes. Além disso, cada um reconheceu que a nova dinâmica instalada pela pandemia trouxe dificuldades, mas que estas foram amenizadas devido ao ambiente colaborativo criado dentro do Parlamento Jovem. Por enquanto, os coordenadores regionais e municipais manterão o contato para apresentação de propostas, levantamento das necessidades, ajustes no projeto e definição de como aproveitar os trabalhos remotos já realizados com sucesso para ajudar câmaras que tiveram que paralisar as atividades do projeto.
“Agora vamos aguardar o posicionamento da Coordenação Estadual que definirá se o projeto se estenderá até o próximo ano, visto que muitas Câmaras não desenvolveram a etapa de formação, ou se vamos recomeçar no ano que vem, com novos participantes, trabalhando a mesma temática: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.”, explicou Tais Ferreira, coordenadora do Parlamento Jovem de Poços.
Parlamento Jovem 2020
O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política e educação legislativa, que tem o objetivo de proporcionar, aos estudantes do ensino médio, a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação nos Poderes Legislativos, tanto municipal, quanto estadual. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões.
Em 2020 o tema do projeto foi Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, dividido nos subtemas: Mudanças climáticas e Proteção da biodiversidade; Práticas sustentáveis e Desenvolvimento econômico; e Recursos hídricos e Saneamento básico. Nove escolas participam este ano: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, Escola Estadual Profª Cleusa Lovato Caliari, Escola Estadual David Campista, Centro Educacional Poços (CEPOC), Colégio Nini Mourão, Centro Educacional Inovação, Colégio Objetivo Poços e Escola Profissional Dom Bosco.
Poços de Caldas faz parte do Polo Sudoeste, formado também pelas cidades de Guaxupé, São Sebastião do Paraíso, Passos, Botelhos, Caldas e Itaú de Minas.