Marcos Sansão cobra providências para melhorar condições dos prédios que abrigam PSFs

por Imprensa publicado 09/02/2026 18h15, última modificação 12/02/2026 15h34
Requerimentos
Marcos Sansão cobra providências para melhorar condições dos prédios que abrigam PSFs

Além dos documentos emitidos pela Vigilância, o parlamentar pede um relatório das providências já adotadas nas unidades

Depois de visitas a algumas unidades de saúde do município, o vereador Marcos Sansão (PL) apresentou um Requerimento solicitando informações da Prefeitura sobre as condições estruturais dos prédios que abrigam os PSFs Nova Aurora, Santa Ângela e Jardim Country Club. Segundo o parlamentar, os problemas comprometem o adequado funcionamento e a qualidade do atendimento prestado à população.

As proposições foram aprovadas na primeira reunião ordinária do Legislativo em 2026 e abordam, entre outros pontos, as notificações e providências adotadas pela Vigilância Sanitária quanto à situação das unidades. “Em diálogo com servidores e responsáveis pelos PSFs, fui informado de que há visitas regulares da Vigilância Sanitária, bem como a emissão de notificações e apontamentos técnicos. Contudo, as irregularidades não vêm sendo solucionadas, permanecendo os problemas encontrados”, relata o vereador.

Além dos documentos emitidos pela Vigilância, o parlamentar pede um relatório das providências já adotadas nas unidades. Ele solicita, também, um cronograma ou previsão para a realização das adequações necessárias. “Esse Requerimento tem por finalidade assegurar a transparência da gestão pública, bem como contribuir para a melhoria das condições estruturais das unidades de saúde e para a garantia de um serviço seguro e adequado”, pontua.

O legislador apresentou um segundo Requerimento, desta vez voltado especificamente ao PSF Nova Aurora. Sansão cita a questão da insuficiência de materiais e de servidores para atender adequadamente as demandas. “O PSF Nova Aurora foi inaugurado no ano de 1995 e passou por apenas uma ampliação no ano de 2011. Atualmente, o prédio não comporta de forma adequada a equipe que ali atua e não oferece espaço suficiente para um atendimento digno aos pacientes”, declara.

Entre outros questionamentos, o vereador indaga se há um projeto para ampliação ou reforma da unidade, se há deficit de profissionais e se a Secretaria responsável reconhece que o espaço físico atual é insuficiente no dias atuais.

As proposições apresentadas estão disponíveis para consulta no site da Câmara de Poços: www.pocosdecaldas.mg.leg.br.

registrado em: