Marcos Sansão cobra informações sobre remoção de aguapés na Represa Bortolan
Sansão esteve no Bortolan para acompanhar um trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Guarda Civil Ambiental
Desde o início da Legislatura, o vereador Marcos Sansão (PL) tem discutido a proliferação descontrolada de aguapés na Represa Bortolan. Através de Requerimentos encaminhados ao Executivo, ele questiona as ações executadas para remoção da vegetação na água. Nesta semana, ele esteve no Bortolan para acompanhar um trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Guarda Civil Ambiental.
Segundo o parlamentar, o aumento de aguapés traz danos ambientais, uma vez que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, afetando a fauna local. “Estamos, há algum tempo, cobrando esclarecimentos da administração sobre esse problema. A Represa Bortolan, por sua exuberância, se tornou um dos pontos turísticos mais frequentados do município, entretanto, anualmente, a paisagem é modificada pela presença dessas plantas aquáticas, que cobrem quase a totalidade da superfície da represa”, comenta.
Recentemente, a Prefeitura divulgou o início da operação de remoção dos aguapés, com a retirada de mil toneladas da planta em cerca de um mês. Sanção reforça a importância da medida e busca informações complementares acerca da iniciativa. No último Requerimento enviado à Prefeitura, o legislador indaga se existe uma previsão para o término da retirada dos aguapés, quantos profissionais estão diretamente envolvidos na operação e quais indicadores ambientais estão sendo utilizados para avaliar o sucesso da ação.
Ainda na proposição, o vereador questiona qual é a empresa responsável pelo reaproveitamento do material vegetal e se há algum relatório ou controle que comprove o destino final das toneladas de plantas já recolhidas. Os Requerimentos ( n. 833 e n. 1719) estão disponíveis para consulta no Portal da Câmara.