Lucas Arruda destaca preocupação com alunos que não têm equipamentos e acesso à internet

por tatiana — publicado 20/07/2020 16h38, última modificação 16/11/2020 12h39
educação

Parlamentar questiona infraestrutura da rede municipal de ensino

Entender e conhecer quais medidas de infraestrutura têm sido adotadas na rede pública de ensino em Poços de Caldas, durante o período de pandemia da Covid-19 é assunto de um requerimento apresentado pelo vereador Lucas Arruda (Rede). O objetivo, segundo o parlamentar, é saber se, com as aulas remotas, todos os alunos têm tido acesso à mesma oportunidade ensino no que diz respeito à internet, equipamentos eletrônicos e conteúdo.

Em Poços de Caldas, diante da crise sanitária causada pela Covid-19 e com a suspensão presencial das atividades escolares, as aulas remotas e atividades direcionadas através de apostilas e outras propostas educacionais têm se tornado realidade para os alunos da rede pública municipal, o que representa um grande desafio para professores, servidores e, segundo o parlamentar, é mais preocupante para alguns alunos que não possuem acesso à internet ou dispositivos eletrônicos para acesso aos conteúdos.

Ainda de acordo com o vereador, a Secretária Municipal de Educação, Maria Helena Braga, ao participar de Sessão Ordinária da Câmara no dia 23 de junho, foi questionada sobre o assunto, quando o vereador indagou se todos os alunos estão tendo a mesma oportunidade de ensino, sob a perspectiva da infraestrutura com internet, equipamentos eletrônicos e material didático. “Na ocasião a Secretária sinalizou que havia cotado preços de tablets para uso dos alunos neste período de aulas remotas, não tendo ainda sido efetivadas ações nesse sentido. Sabemos que o desafio é gigantesco, mas o diagnóstico e acolhimento de todos os alunos é dever do município neste momento de crise sanitária em que o ensino não pode parar,” comenta o vereador.

Por entender que todos têm direito de ter acesso à educação de forma isonômica, mesmo durante a pandemia, direito esse respaldado pela Constituição e dever do Estado, Lucas questiona: como a Secretaria Municipal de Educação já tem um levantamento do número de alunos que precisam de equipamentos tecnológicos para melhorar o acesso às aulas e pesquisas, como computador, tablet ou celular, o que já foi feito para atender esses alunos em suas necessidades. Além disso, indaga qual seria o custo para adquirir os equipamentos e disponibilizar internet para esses alunos e se há real possibilidade desse projeto se concretizar, proporcionando, assim, igual oportunidade de aprendizado para todos os alunos.

Nós sabemos que o momento é muito delicado, não existe possibilidade de oferecer um ensino 100% ideal, sabemos que é um paliativo e temporário, mas não podemos deixar nenhum aluno para trás para que não se crie um abismo entre os que têm mais condições e os que têm menos condições. Precisamos criar mecanismos para que os alunos que não têm esses equipamentos e não têm internet adequada possam, de alguma forma, ter acesso a esses equipamentos e também à internet e o Poder Público deve se mobilizar nesse sentido para que as diferenças e as disparidades sejam minimizadas ao máximo,” finaliza o vereador.