Lucas Arruda convoca secretários e defende melhorias para a zona rural

por Imprensa publicado 19/03/2024 16h25, última modificação 25/03/2024 18h15
Demandas
Lucas Arruda convoca secretários e defende melhorias para a zona rural

Lucas Arruda ressaltou que uma das principais demandas é com relação às estradas

Desde o início do mandato, o vereador Lucas Arruda (Rede) tem cobrado do Executivo uma atenção especial para a zona rural de Poços. Além das inúmeras proposições legislativas apresentadas, o parlamentar convocou, recentemente, os secretários municipais de Projetos e Obras Públicas e de Desenvolvimento Econômico e Trabalhado para falarem sobre o tema. José Benedito Damião e Franco Martins estiveram na reunião ordinária da Câmara do dia 05 de março, atendendo à solicitação do vereador.

Segundo Lucas Arruda, uma das principais demandas feitas foi com relação às estradas. “Não dá mais para ter só tapa-buracos, é preciso um recapeamento. Além disso, a limpeza nas laterais é importante, porque tem risco de acidentes. Pontuamos, também, a questão da iluminação e da sinalização, que são intervenções necessárias”, ressaltou.

O vereador citou, ainda, as reivindicações para reforma dos postos de saúde e adequações nas escolas. “Venho batendo nessa tecla há bastante tempo. O Fundo de Desenvolvimento Rural, que nós cobramos e ajudamos a aprovar em 2019, foi criado e hoje tem quase R$ 1 milhão e a Secretaria de Desenvolvimento não tem feito projetos para gastar esse dinheiro. Então, é um risco muito grande, nós já vimos o prefeito ir para cima e retirar verba de fundos específicos para outros tipos de gastos, o que prejudicaria a população da zona rural. Esse dinheiro tem que ser usado, são muitas ações que podem ser desenvolvidas para potencializar a região”, destacou.

Com relação ao meio ambiente, o legislador falou sobre a construção de cacimbas. “São pequenos reservatórios feitos nas propriedades rurais, que ajudam a absorção da água. Isso é muito importante para o meio ambiente, para recarga do lençol freático e, também, para poder evitar enxurradas muito fortes, que acabam estragando as estradas de terra. Cobramos mais máquinas, mais empenho, porque os produtores sofrem muito para escoar sua produção, devido às condições das estradas de terra, o transporte escolar fica prejudicado, enfim são vários transtornos. Por fim, citamos sobre a ETE do Córrego Dantas, que tem um mau cheiro e a gente precisa sempre ficar cobrando para que isso seja controlado e não prejudique a população”, afirmou.

Para Lucas Arruda, algumas demandas avançaram, outras ainda não. “A gente vê sempre um olhar, muitas vezes, diferente para a zona rural do que para outras regiões, as coisas demoram muito mais para acontecer. Precisamos cobrar uma atenção especial, porque, justamente por ser mais distante, as coisas ficam um pouco mais difíceis. Isso não colabora para que as pessoas permaneçam no campo. A gente precisa muito dessas pessoas morando na zona rural, porque são elas que produzem o alimento que vem para a mesa de todos nós, inclusive, das nossas crianças, das escolas”, declarou.

Outras pautas foram abordadas durante a presença dos secretários, tais como: parcerias com a Polícia Militar para garantir segurança; feira de orgânicos, fomento a projetos de geração de renda para mulheres; melhorias na Internet; cursos para trabalhadores rurais; desenvolvimento do Turismo Rural; política de prevenção a incêndios. O vídeo com toda a apresentação feita está disponível no YouTube da Câmara.