Lucas Arruda cobra implantação de Sistema Municipal de Inovação

por tatiana — publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Inovação
Lucas Arruda cobra implantação de Sistema Municipal de Inovação

Vereador defende o desenvolvimento do setor em Poços

A implantação de um Sistema Municipal de Inovação tem sido uma busca do vereador Lucas Arruda (Rede) desde 2018, quando encaminhou um ofício à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) sugerindo a criação de um projeto que implementasse ações nesse sentido, que funcionasse como indutor estratégico e assim, pudesse acelerar o desenvolvimento na área, com um programa que reunisse professores, gestores, pesquisadores universitários, representantes do Sebrae/MG e da própria Secretaria. Agora, durante a última Sessão Ordinária da Câmara, realizada no dia 02 de junho, o vereador apresentou um requerimento onde questiona o Executivo sobre a demora no envio à Câmara do projeto que cria o Sistema de Inovação no município de Poços de Caldas.

Segundo o parlamentar, após encaminhar o ofício sugerindo a criação do sistema em Poços, a SEDET informou que já trabalhava nesse sentido, realizando, inclusive, diversas reuniões com o objetivo de elaborar propostas que consolidassem ações de inovação para o município. Em fevereiro de 2019 foi proposta ao prefeito a criação de uma Comissão formal para elaboração de propostas de concepção do Sistema Municipal de Inovação.

A comissão nomeada é composta por representantes da PUC Minas - campus Poços de Caldas; do SEBRAE/MG; do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – IF Sul de Minas e da Universidade Federal de Alfenas – Unifal. Desde sua criação, a comissão tem trabalhado com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica na cidade, bem como o empreendedorismo e a consequente melhoria das condições econômicas do município, movimentando a economia e gerando renda.

Essa sempre foi uma preocupação nossa, de fomento à área de tecnologia e inovação e nesse momento de pandemia faz-se mais necessário, uma vez que, fomentar esse tipo de indústria, que são empresas, startups, que demandam de pouco espaço físico, têm um alto valor agregado, e têm potencial de crescimento independente do local onde estão inseridas, então é muito importante que o município trabalhe nesse sentido”, disse o vereador.

Em agosto de 2019, a Comissão Especial de Estudos para criação do Sistema Municipal de Inovação entregou ao prefeito a proposta de “Lei de Inovação”. Na ocasião, segundo o vereador, o Chefe do Executivo se comprometeu em enviar a proposta, após análise, para a Câmara Municipal, sob a forma de Projeto de Lei. No início deste ano a Comissão revisou a redação da proposta e devolveu à Secretaria de Governo para que o projeto fosse finalizado e enviado ao Legislativo.

Porém, ainda de acordo com o vereador, até o momento a Câmara não recebeu o projeto de Lei que cria o Sistema de Inovação em Poços de Caldas. Diante disso, Lucas apresenta um pedido de informações questionando o motivo de o projeto de lei que cria o Sistema Municipal de Inovação ainda não foi enviado para análise da Câmara Municipal; se há data prevista para envio; se houve alguma redação do projeto apresentado e revisado pela Comissão Especial de estudo e por fim, indaga se a administração municipal considera a área de tecnologia e inovação como sendo estratégica ao desenvolvimento da cidade.

A gente fica frustrado porque foi um grupo de pessoas muito capacitadas, muito gabaritadas, de muitas instituições de ensino da cidade que trabalharam nisso e produziram um projeto muito importante. Obviamente que precisa das sinalizações técnicas da secretaria de Governo, secretaria da Fazenda para que isso seja encaminhado para a Câmara. Por isso fazemos essa cobrança, defendendo mais uma vez que a área da tecnologia e inovação deve ter tratamento estratégico na administração”, finaliza Lucas.