Lucas Arruda cobra implantação de Sistema Municipal de Inovação
A implantação de um Sistema Municipal de Inovação tem sido uma busca do vereador Lucas Arruda (Rede) desde 2018, quando encaminhou um ofício à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) sugerindo a criação de um projeto que implementasse ações nesse sentido, que funcionasse como indutor estratégico e assim, pudesse acelerar o desenvolvimento na área, com um programa que reunisse professores, gestores, pesquisadores universitários, representantes do Sebrae/MG e da própria Secretaria. Agora, durante a última Sessão Ordinária da Câmara, realizada no dia 02 de junho, o vereador apresentou um requerimento onde questiona o Executivo sobre a demora no envio à Câmara do projeto que cria o Sistema de Inovação no município de Poços de Caldas.
Segundo o parlamentar, após encaminhar o ofício sugerindo a criação do sistema em Poços, a SEDET informou que já trabalhava nesse sentido, realizando, inclusive, diversas reuniões com o objetivo de elaborar propostas que consolidassem ações de inovação para o município. Em fevereiro de 2019 foi proposta ao prefeito a criação de uma Comissão formal para elaboração de propostas de concepção do Sistema Municipal de Inovação.
A comissão nomeada é composta por representantes da PUC Minas - campus Poços de Caldas; do SEBRAE/MG; do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – IF Sul de Minas e da Universidade Federal de Alfenas – Unifal. Desde sua criação, a comissão tem trabalhado com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica na cidade, bem como o empreendedorismo e a consequente melhoria das condições econômicas do município, movimentando a economia e gerando renda.
“Essa sempre foi uma preocupação nossa, de fomento à área de tecnologia e inovação e nesse momento de pandemia faz-se mais necessário, uma vez que, fomentar esse tipo de indústria, que são empresas, startups, que demandam de pouco espaço físico, têm um alto valor agregado, e têm potencial de crescimento independente do local onde estão inseridas, então é muito importante que o município trabalhe nesse sentido”, disse o vereador.
Em agosto de 2019, a Comissão Especial de Estudos para criação do Sistema Municipal de Inovação entregou ao prefeito a proposta de “Lei de Inovação”. Na ocasião, segundo o vereador, o Chefe do Executivo se comprometeu em enviar a proposta, após análise, para a Câmara Municipal, sob a forma de Projeto de Lei. No início deste ano a Comissão revisou a redação da proposta e devolveu à Secretaria de Governo para que o projeto fosse finalizado e enviado ao Legislativo.
Porém, ainda de acordo com o vereador, até o momento a Câmara não recebeu o projeto de Lei que cria o Sistema de Inovação em Poços de Caldas. Diante disso, Lucas apresenta um pedido de informações questionando o motivo de o projeto de lei que cria o Sistema Municipal de Inovação ainda não foi enviado para análise da Câmara Municipal; se há data prevista para envio; se houve alguma redação do projeto apresentado e revisado pela Comissão Especial de estudo e por fim, indaga se a administração municipal considera a área de tecnologia e inovação como sendo estratégica ao desenvolvimento da cidade.
“A gente fica frustrado porque foi um grupo de pessoas muito capacitadas, muito gabaritadas, de muitas instituições de ensino da cidade que trabalharam nisso e produziram um projeto muito importante. Obviamente que precisa das sinalizações técnicas da secretaria de Governo, secretaria da Fazenda para que isso seja encaminhado para a Câmara. Por isso fazemos essa cobrança, defendendo mais uma vez que a área da tecnologia e inovação deve ter tratamento estratégico na administração”, finaliza Lucas.