Flavinho defende ampliação dos atendimentos na Central de Feridas e Pé Diabético
Em uma reunião realizada na Secretaria Municipal de Saúde, nesta semana, o vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB) discutiu a possibilidade de avanços no atendimento especializado aos pacientes com feridas e pé diabético. Participaram do encontro o secretário Carlos Mosconi, a secretária adjunta Rosilene Faria e os enfermeiros Daiana Rocha Silva Tavares e Gustavo Custódio da Silva.
Em fevereiro desse ano, Flavinho apresentou a Indicação n. 45/2021 sugerindo a criação da Central de Ferias e Pé Diabético, na estrutura já existente da Secretaria de Saúde. A ideia foi acatada pela pasta e o atendimento já é realizado no Hospital Municipal Vereador Gilberto de Mattos, o Hospital da Zona Leste, com a supervisão da médica especialista em Cirurgia Vascular Marília Sargaço de Oliveira. Com a queda significativa no número de novas infecções e de internações em decorrência da COVID-19, os atendimentos voltam a ser intensificados, com o objetivo de melhorar a assistência prestada.
Segundo o vereador, o grande destaque desta Central é o atendimento preventivo que evita a evolução dos quadros, acarretando internações e amputações. “Além de beneficiar o paciente, com a promoção de bem-estar, a assistência evita a hospitalização prolongada que normalmente é verificada nestes casos, liberando leitos para outras patologias, inclusive para as cirurgias eletivas diversas”, explica.
O secretário Mosconi reforça que este é um quadro muito triste para os pacientes. “É um drama, causa dor, desconforto, além de preocupação para toda a família. Temos interesse em aprimorar esta assistência e por isso essas ideias, esse compartilhamento com o vereador Flavinho, que já esteve conosco aqui, como secretário, tudo isso é muito bem-vindo”, comenta.
Para a secretária adjunta, a busca por melhorias é constante. “Sem dúvidas, temos no nosso dia a dia casos que nos preocupam muito e buscar a melhoria para este serviço faz parte dos nossos objetivos”, ressalta Rosilene.
No primeiro semestre deste ano, o vereador Flavinho já havia participado de uma reunião no Hospital da Zona Leste com a equipe responsável pela condução do projeto de implantação do Ambulatório de Central de Feridas e Pé Diabético. A intenção deste último encontro foi discutir outras tecnologias disponíveis para o tratamento. Os enfermeiros Daiana e Gustavo são especialistas em cuidado com feridas e cicatrização. “Temos muitas ferramentas disponíveis e que trazem maior resolutividade ao paciente, de acordo com cada caso. Atualmente, atendemos somente na iniciativa privada, mas temos interesse em disponibilizar este serviço também pelo SUS, porque esta é uma demanda crescente”, explica Daiana.
Para o vereador Flavinho, o incremento do que já é oferecido, por meio do processo de credenciamento de profissionais, por exemplo, é uma medida que aprimora a assistência e quem ganha é o usuário do Sistema Único de Saúde. “Fico muito feliz em poder fazer esta ponte e em contribuir para a oferta de mais serviços à população. Ainda no final de 2020, como vereador eleito, estive na Secretaria de Saúde para discutir a implementação da Central de Feridas e agora já estamos avançando em outras possibilidades para este atendimento. As novas tecnologias são importantíssimas para a medicina e podemos citar os tratamentos de crioterapia e de oxigenoterapia com espuma, que implantamos enquanto eu também estava na Secretaria de Saúde. Sigo no Legislativo, com os olhares voltados para a Saúde e contribuindo da maneira que eu posso, sempre visando à melhoria da assistência prestada, do bem-estar e da qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias”, finaliza o legislador.