Exposição e sessão comemorativa celebram os 130 anos da Loja Maçônica Estrela Caldense
Atendendo a proposições do vereador Marcos Sansão (PL), a Câmara de Poços realizou, nesta semana, dois eventos em comemoração aos 130 anos da Loja Maçônica Estrela Caldense. No início da tarde de terça-feira (02), aconteceu a abertura de uma exposição fotográfica alusiva à data, no saguão de entrada da Casa. À noite, houve uma sessão com a presença de homenageados, autoridades e familiares.
A exposição “130 anos da Loja Maçônica Estrela Caldense” revela a trajetória histórica e social de uma instituição tradicional do município. A mostra permanece aberta à visitação até o dia 12 de dezembro, na sede da Câmara Municipal.
Fundada em 5 de dezembro de 1895, a Loja Maçônica Estrela Caldense desempenha, há mais de um século, papel relevante na formação social, educacional e comunitária de Poços de Caldas e região. Ao longo de sua história, a entidade esteve diretamente envolvida em iniciativas que marcaram o desenvolvimento do município, como a fundação da Escola São João da Escócia, em 1915, a inauguração do Instituto Educacional São João da Escócia, em 1954, a administração do Hospital Pedro Sanches, a partir de 1984, e a manutenção da Creche Lar de Irmã Catarina, desde 1951, além da criação do Colégio Sete de Setembro e de inúmeras ações beneficentes realizadas ao longo das décadas. Pela tradição, pela influência e pela continuidade de seu trabalho comunitário, é considerada uma das instituições mais representativas da história local.
Durante a abertura da exposição, o vereador Marcos Sansão destacou o valor simbólico da homenagem e o significado dos 130 anos da Loja Estrela Caldense para a identidade da cidade. Ele afirmou que “a Estrela Caldense é uma das poucas instituições centenárias de Poços de Caldas e contribuiu muito com a cidade, muitas personalidades passaram pela Loja e atuaram diretamente na vida pública e comunitária”. O vereador também ressaltou que a trajetória da Loja se confunde com a própria história do município.
Sansão explicou que a exposição também tem um papel educativo, permitindo ao público conhecer aspectos da maçonaria que despertam curiosidade, especialmente sua atuação beneficente. Ele mencionou que grande parte do trabalho da Loja está voltada ao apoio social. Para o vereador, os 130 anos da Estrela Caldense representam um legado contínuo de serviço, cidadania e compromisso com Poços de Caldas.
Sessão comemorativa
A solenidade, também de iniciativa do vereador Marcos Sansão, foi marcada pela entrega de uma placa ao venerável mestre Marcelo Fiamenghi Colhado, representando a Estrela Caldense.
Além disso, vários integrantes da Loja Maçônica receberam um Diploma do Legislativo: Marcelo Fiamenghi Colhado, Rodrigo Mariano Leão Parreira, Jean Eduardo Quessada, Lorival Teixeira Martins, Norberto Ribeiro Neto, Ranieri Pires de Freitas, Frederico Armando Teixeira Braga, Leonardo César Matheus, Élcio Braz Ventura, Cláudio França Braga, Marcos Tadeu de Moraes Sala Sansão, José Sólon de Oliveira, Luiz Antônio Domênico, José Luís Frison e Adriano Carlos Rabello. Os nomes foram indicados pela própria Loja Maçônica.
Em seu discurso, Marcelo Fiamenghi Colhado destacou a trajetória institucional da Loja Maçônica Estrela Caldense. “Mais que uma data, celebramos uma trajetória de trabalho silencioso, e constante. Quando falamos em 130 anos de existência, não estamos apenas enumerando calendários, estamos medindo o tempo pelo serviço prestado em favor da educação, da beneficência, pela formação de cidadãos, e pela perseverança, de idealistas, que acreditam em valores que edificam a sociedade. Ao celebrar 130 anos, celebramos também a cultura cívica, que essa Loja ajudou a consolidar em Poços de Caldas”, ressaltou.
Ele também agradeceu aos integrantes da instituição ao longo das gerações. “Hoje, como o 53° Venerável Mestre na história da Loja Maçônica Estrela Caldense, registro a minha profunda gratidão aos mais de mil Irmãos que, gerações após gerações, mantiveram acesa essa chama. Àqueles que dedicaram tempo e trabalho, aos que sonharam e edificaram, aos que ensinaram, aos que transmitiram valores, que alicerçam nossa sublime ordem, rendo minha justa homenagem e minha fraterna, sincera e eterna gratidão. Agradeço, igualmente, à Câmara Municipal de Poços de Caldas, por reconhecer essa história e tornar público o apreço da cidade”, enfatizou.
Também participaram da cerimônia o controlador-geral do município, Dr. Vinícius Ferreira Gadbem, representando o prefeito municipal, o comandante da 18ª Região da Polícia Militar, coronel Jardel Trajano de Oliveira Gomes, e o comandante do Tiro de Guerra 04-021, subtenente Luís Maciel.
A sessão integrou as comemorações pelos 130 anos da Loja Maçônica Estrela Caldense e registrou o reconhecimento do Legislativo à contribuição histórica da instituição no município. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara Municipal no Facebook e no YouTube.