Escola do Legislativo inicia mobilização em escolas participantes do PJ Minas

por Imprensa publicado 08/02/2022 19h05, última modificação 18/02/2022 18h05
Edição 2022
Escola do Legislativo inicia mobilização em escolas participantes do PJ Minas

Na última semana, aconteceu um encontro de formação de coordenadores municipais do projeto

Nesta semana, a Escola do Legislativo da Câmara de Poços inicia uma série de mobilizações nas unidades de ensino que aderiram ao Parlamento Jovem 2022. Na quarta-feira (09), o IFSULDEMINAS, campus Poços de Caldas, receberá a coordenadora do projeto Tais Ferreira para apresentar o cronograma das atividades aos alunos. Na próxima semana, já estão agendadas mobilizações no Colégio CEPOC, Escola Profissional Dom Bosco, Escola Estadual Arlindo Pereira (Polivante), Colégio Sete de Setembro, Colégio Nini Mourão e Escola Estadual David Campista.

Após os encontros nas escolas, outras atividades começam a ser desenvolvidas pela Câmara, entre elas o lançamento do projeto e as oficinas de formação política. Em 2022, o tema do PJ é Saúde Mental do Jovem, dividido nos subtemas: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; Uso saudável das novas tecnologias.

Na última sexta-feira (04), aconteceu um encontro de formação de coordenadores municipais. Servidores e vereadores dos 17 municípios que fazem parte do Polo Sudoeste participaram do evento, que foi ministrado pela servidora Tais e Ferreira e pelo Assessor de Comunicação da Câmara de Guaxupé Pedro Luiz Alves. O presidente da Casa vereador Marcelo Heitor (PSC) e o vereador Lucas Arruda (Rede), vice-presidente do Conselho Consultivo da Escola do Legislativo, estiveram presentes.

Os temas abordados na formação foram sobre as oficinas direcionadas aos alunos, dinâmica dos grupos de trabalho e as plenárias microrregionais e regional. “Primeiramente, quero parabenizar pelo grande evento. Foi magnifico ver o projeto. É a minha primeira vez na política e quando eu aceitei a proposta fiquei preocupada, porque hoje a visão da política não é das melhores. Para reverter a situação, precisamos de um trabalho como esse do Parlamento Jovem. Fazer esse trabalho com a juventude é garantir um futuro melhor para as crianças, para o mundo. A participação de todos os municípios do Polo foi muito importante, temos muito o que aprender com o passar das fases e vamos buscar mais conhecimento”, ressaltou Luciane Neves, coordenadora municipal e vereadora em Pratápolis.

O tema desta edição, Saúde Mental do Jovem, foi abordado pelo professor Cristiano de Jesus Andrade, psicólogo e técnico de Referência do CEREST de Poços de Caldas. “Considero o evento de extrema importância para o despertar da consciência da juventude, principalmente nesse ano com uma temática tão necessária, em uma época tão demandada de pandemia. A gente vem compreendendo que toda a comunidade foi e é afetada por esse contexto pandêmico, mas a juventude ainda mais. Muitos conseguiram estar em condição de acesso aos seus espaços públicos graças às politicas já existentes, bem como às suas condições de enfrentamento dos desafios com sua saúde mental, e outros que não tiveram essas condições, porque não tiveram abertura nem a tomada de consciência para esse lugar de fala e apropriação. Foi uma alegria muito grande e entendo que é uma forma de troca, ou seja, deixei algo que poderia ter compartilhado, mas trouxe algo comigo através das falas durante o evento. Falas que me fizeram repensar e articular novas formas de dialogar com a juventude, O evento foi um lugar de extrema potência, é assim que o defino”, afirmou o psicólogo.

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa para alunos do ensino médio, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões. A Câmara de Poços participa do projeto desde 2009.