Escola do Legislativo de Poços conquista prêmio ABEL 2025
A Escola do Legislativo da Câmara de Poços de Caldas conquistou o primeiro lugar no Prêmio ABEL 2025, categoria Inovação, com o aplicativo E-LegisPC. Os resultados foram apresentados durante o 41º Encontro da Associação Brasileira as Escolas do Legislativo e de Contas, realizado na cidade de Natal (RN), de 04 a 06 de junho. O evento contou com a presença do presidente do Legislativo, Douglas Dofu (União Brasil), da diretora da Escola do Legislativo, Taís Ferreira, e do assistente legislativo Marcos Maciel, que liderou o desenvolvimento do aplicativo.
A ferramenta foi criada por servidores da Câmara e reúne diversos conteúdos, entre eles o Quiz do Saber, cartilhas da “Coleção em Miúdos”, cartilhas do Plenarinho (Câmara dos Deputados), cartilha Cidadania para os Pequenos e vídeos institucionais do Legislativo. O aplicativo está disponível (download grátis) para dispositivos Android e IOS.
O Prêmio ABEL reconheceu projetos de excelência em cinco categorias: Comunidade, Educação Legislativa, Inovação, Publicação e Fiscalização, sendo esta última voltada às Escolas do Tribunais de Contas. Além de celebrar a pluralidade de ideias, o evento reforçou a força do trabalho em rede e o compromisso com a educação transformadora.
Além de apresentar o E-LegisPC ao público presente no evento, a Câmara de Poços pôde, também, disponibilizar o Termo de Cooperação para outras Casas Legislativas interessadas no projeto. “Participar do 41º da ABEL foi uma experiência extremamente enriquecedora. E receber o Prêmio ABEL foi uma honra que nos enche de orgulho. Gostaria de agradecer profundamente a todos que, de alguma forma, contribuíram para o sucesso deste projeto. De modo especial, meu agradecimento ao servidor Kleber Gavião. Seu talento, dedicação e parceria no desenvolvimento foram fundamentais para transformar essa ideia em realidade”, ressalta Marcos Maciel.
O presidente Douglas Dofu reforça a importância desse momento para a Câmara de Poços. “Receber esse prêmio é motivo de grande orgulho para todos nós. O Elegis-PC representa um avanço importante na promoção da educação cidadã e foi desenvolvido com dedicação pelos nossos servidores, sem custos aos cofres públicos. Essa conquista mostra o potencial da nossa equipe e reafirma o compromisso da Câmara com a inovação, a transparência e o serviço de qualidade à população”, declara.
Ainda durante o encontro, houve a eleição, por aclamação, da nova diretoria da ABEL para o biênio 2025-2027. A presidência permanece com Roberto Eduardo Lamari (Câmara Municipal de Itapevi/SP). A servidora Taís Ferreira, da Câmara de Poços, ocupa uma das vice-presidências. "Recebo com muita alegria a nomeação como vice-presidente da ABEL. É uma honra integrar a diretoria de uma associação tão representativa e comprometida com o fortalecimento das Escolas do Legislativo. Tenho certeza de que essa participação trará ainda mais visibilidade e oportunidades para a Escola do Legislativo de Poços de Caldas, reforçando nosso papel na promoção da educação cidadã”, comenta.
Palestras e oficinas
Toda a programação do encontro foi organizada pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e dos Tribunais de Contas, em parceria com a Escola e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A solenidade de abertura contou com mais de 170 representantes de Escolas Legislativas e de Contas de todas as regiões brasileiras.
A palestra de abertura foi conduzida pelo professor José Bezerra Marinho, diretor da Escola da Assembleia Legislativa do RN, com o tema “A educação legislativa: o futuro está aberto”. No segundo dia, foi realizada a oficina “Planejando a Educação Legislativa”, conduzida por Ruth Schmitz e Humberto Dantas. A atividade reuniu gestores e técnicos das escolas para discutir propostas e diretrizes conjuntas partindo da filosofia Ubuntu, que preconiza o diálogo e a construção coletiva do conhecimento.
A partir de seis eixos estratégicos, os grupos refletiram sobre: institucionalização das escolas; tecnologias educacionais; redes de cooperação; educação para a cidadania e democracia; capacitação do público interno; comunicação. Os participantes foram divididos em 18 grupos de trabalho e realizaram debates sobre ações práticas para o fortalecimento da educação legislativa e de contas no país. Tais Ferreira e Marcos Maciel conduziram dois grupos de trabalho, sendo eles Tecnologias Educacionais e Redes de Cooperação.
Ainda no segundo dia, foi realizada a Primeira Feira de Educação Legislativa, espaço dedicado à troca de experiências, exposição de projetos e fortalecimento das redes entre escolas do Legislativo e de Contas de todo o Brasil. No terceiro dia, o painel “ILB, CEFOR e a Cooperação com as Escolas do Legislativo”, apresentado por Márcio Martins, trouxe novas perspectivas de atuação em rede e articulação entre as instituições. O segundo painel foi apresentado pelo coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do ILB, Nilo Amaro Bairros dos Santos, que abordou o tema “Conhecendo o ILB e o Interlegis”. Já a palestra “Plataforma Legislativa”, ministrada por Mário Sérgio Gurgel, ofereceu uma abordagem sensível e inspiradora sobre o papel transformador da educação nos ambientes legislativos e de contas.