Douglas Dofu defende ações para melhoria na qualidade de vida da população idosa
Propostas de melhorias surgiram durante reunião entre o parlamentar e o sr. Paulo Danilo Ávila, que foi presidente do Conselho Municipal do Idoso por três mandatos
Acessibilidade, atrações turísticas, qualificação profissional e mobilidade urbana foram temas abordados pelo vereador Douglas Dofu (União Brasil), através de Requerimentos aprovados em Plenário, referentes à população idosa de Poços de Caldas. As propostas de melhorias surgiram durante reunião entre o parlamentar e o sr. Paulo Danilo Ávila, que foi presidente do Conselho Municipal do Idoso por três mandatos.
Um dos Requerimentos aponta a escassez de vagas de estacionamento reservadas aos idosos. Segundo o legislador, é perceptível, em diversos pontos do município, uma quantidade considerável de vagas destinadas a táxis que permanecem frequentemente ociosas, enquanto há falta de vagas para idosos e pessoas com deficiência. “É preciso destacar que Poços possui, aproximadamente, 21% da população com 60 anos ou mais, índice acima da média nacional, o que reforça a necessidade de revisão e ampliação das políticas públicas de mobilidade”, ressalta.
Dofu afirma que, ainda nesse contexto, a acessibilidade é um direito fundamental, que impõe ao poder publico o dever de eliminar obstáculos arquitetônicos e garantir condições de mobilidade às pessoas idosas. “Estamos questionando se há previsão de ampliação das vagas e outras melhorias nessa área”, diz.
Sobre as políticas públicas e programas voltados à empregabilidade e qualificação profissional, o vereador enfatiza a existência de inúmeras barreiras quando se trata da contratação de profissionais com mais idade. “O envelhecimento da população é um fenômeno crescente em todo o país, e sua manifestação de forma mais acentuada no município reforça a necessidade de ações concretas que garantam os direitos dessa parcela da população, inclusive o direito ao trabalho digno e à formação continuada”.
No Requerimento, há indagações sobre projetos em andamento, inclusive de incentivo à contratação ou capacitação de pessoas idosas por parte do setor privado. Além disso, se existem parcerias firmadas para oferta de cursos profissionalizantes voltados especificamente à população idosa.
Os outros dois Requerimentos dizem respeito à existência de projetos turísticos para atender ao público idoso e à criação de ponto de atendimento do Centro Administrativo na região central.
Dofu destaca que, atualmente, muitos idosos enfrentam obstáculos para acessar serviços municipais, especialmente aqueles oferecidos no novo Centro Administrativo, cuja localização exige deslocamentos longos e, em alguns casos, a utilização de até dois ônibus de viagem. “Muitas dessas demandas poderiam ser resolvidas de forma mais rápida e eficiente por meio de uma estrutura descentralizada, mais próxima da região central, facilitando o acesso a orientações, encaminhamentos e registros de reclamações ou denúncias relacionados aos seus direitos, como uma Ouvidoria do Idoso”, afirma.
As proposições apresentadas pelo vereador estão disponíveis para consulta no Portal da Câmara.