Dofu pede informações sobre critérios de prioridade e pendências de pagamentos do CISMARPA
O presidente da Câmara Municipal de Poços de Caldas, vereador Douglas Dofu (União Brasil), apresentou um pedido de informações à Prefeitura com o objetivo de aprofundar questões relativas ao funcionamento do CISMARPA, o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Pardo.
O Requerimento, de nº 2618/2025, solicita ao Executivo esclarecimentos quanto à maneira que os exames, cirurgias e encaminhamentos são distribuídos, bem como à transparência nos critérios adotados para definir prioridades e destino de serviços entre os prestadores e médicos credenciados.
Segundo o vereador, chegou até seu conhecimento relatos de atrasos e divergências nos pagamentos dos colaboradores, comprometendo a regularidade e qualidade dos atendimentos.
O presidente da Casa pede que a Secretaria de Saúde detalhe como funciona o fluxo interno de agendamentos, quais os protocolos utilizados para a distribuição entre os municípios conveniados e um histórico dos últimos cinco anos, com a quantidade de cirurgias e exames realizados e para quais prestadores foram os serviços. “O nosso objetivo com essa proposição é garantir transparência no funcionamento do CISMARPA. Queremos entender como tem sido feita a distribuição de exames e cirurgias entre os prestadores de serviços e verificar se os pagamentos estão sendo realizados de forma correta”, explica Dofu.
O documento também questiona se há débitos pendentes, quais os motivos e a previsão para a regularização. Além disso, pede o envio de um extrato com os pagamentos efetuados e pendentes e cópia dos documentos e normas que reagem a política do CISMARPA, bem como seus procedimentos.
A proposição foi aprovada pela Câmara, na última terça-feira (19), e está disponível no endereço www.pocosdecaldas.mg.leg.br.