Câmara recebe representantes do DMAE para falar sobre desabastecimento de água no município

por tatiana — publicado 20/03/2020 16h11, última modificação 16/11/2020 12h39
dmae desabastecimento

Diretor do DMAE esclareceu dúvidas dos vereadores

Atendendo a um convite de todos os vereadores, a Câmara de Poços recebeu, na tarde de sexta-feira (13), representantes do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), para esclarecer sobre os desabastecimentos de água ocorridos recentemente no município e sanar outras dúvidas envolvendo os serviços prestados pela autarquia. Além do diretor do DMAE, Paulo César Silva, estiveram presentes também Rodopiano Marques Evangelista, gerente da divisão de engenharia e operações; Ailton Donizeti da Silva, supervisor da seção de planejamento e fiscalização; Vanessa Cristina Gavião Bastos, assessora jurídica e William de Oliveira, assessor de comunicação social do DMAE.

Na madrugada de sexta-feira (06), uma pane que ocorreu em uma das bombas da Estação de Tratamento de Água Eta 1 deixou os moradores da Zona Leste da cidade sem água durante todo o final de semana. O abastecimento foi normalizado aos poucos, sendo restabelecido na quarta-feira (11).

O diretor do DMAE ressaltou que uma sindicância será instaurada par apurar os fatos da ocorrência. Ele explicou que o departamento tem investido em planejamento e em equipamentos para que situações como a que houve na Zona Leste não ocorram novamente. “Não foi a primeira vez que algo assim aconteceu, inclusive, com gravidade maior no passado. Nós estamos investindo em planejamento, em outros setores além da ETA I, fazendo manutenção correta. Ainda não podemos, neste momento, dar a garantia de que não ocorrerá mais problema, mas nós temos uma grande força-tarefa, que em 43 horas de trabalho praticamente construiu uma bomba para restabelecer o abastecimento. Estamos controlando, com equipes de plantão o tempo todo monitorando. Encomendamos uma nova bomba, em caráter emergencial, e com a bomba 1 que estava já encaminhada para recuperação, vamos ter as três bombas funcionando e mais uma de reserva para emergência, essa é a nossa segurança para o futuro”, destaca.

Durante sua fala, Silva abordou ainda a situação financeira do departamento e destacou as prioridades, medidas de contenção de gastos e o planejamento para o ano. “A dificuldade do departamento é grande. Nós temos o faturamento de R$5,7 milhões, e nossa despesa é R$5,7 milhões por mês. Mesmo assim, estamos com muitas obras, porque a gente administra durante o mês os recursos que vão entrando, para fazer obras, fazer as recomposições, para fazer os investimentos. Nós estamos com o orçamento deste ano planejado, para saber onde vamos investir, para onde vai cada centavo, tem todo o planejamento, em função do que nós pretendemos arrecadar,” explica.

O diretor do departamento também enfatizou a necessidade de uma agência reguladora, o que, segundo ele, é essencial para melhoria dos serviços prestados pelo DMAE. “Se nós já tivéssemos uma agência reguladora cuidando do DMAE, essa ocorrência da Zona Leste não teria acontecido, porque a agência reguladora tem justamente a função de fiscalizar, de ver as condições de funcionamento e não só financeira, mas também as condições de trabalho e dos equipamentos. Então, volto a dizer que poderíamos não viver esse momento, nem digo de agora, se tivesse uma agência reguladora que detectasse essa falta de planejamento no passado”, analisa.

Para o presidente da Câmara, vereador Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC), a reunião foi esclarecedora. “Foi bastante proveitosa no sentido de que o diretor-presidente, Paulo César Silva, esclareceu, de fato, o que ocorreu, porque havia rumores de boicote, e ele desmentiu totalmente essa possibilidade, explicando que houve mesmo uma falha no mecanismo da bomba, e que foi recuperada com o trabalho intenso dos servidores. A direção do DMAE estabeleceu um protocolo, que segundo o diretor, ainda não havia, de atendimento de manutenção dos equipamentos, ou seja, pode ocorrer um problema, mas se ocorrer, o DMAE estará preparado para resolver o mais rápido possível,” finaliza.