Câmara realiza encerramento do projeto Parlamento Mulher

por Imprensa publicado 27/10/2023 19h15, última modificação 08/11/2023 11h27
Defesa de direitos e garantia de espaços de visibilidade
Câmara realiza encerramento do projeto Parlamento Mulher

Participantes receberam um certificado durante o encerramento

Nesta semana, a Câmara de Poços, através da Escola do Legislativo, realizou o encerramento oficial do Parlamento Mulher, com a entrega de certificados às participantes do projeto. O evento contou com a presença do presidente da Casa, vereador Douglas Dofu (União), da presidente da Comissão de Direitos da Mulher e autora da Resolução que criou o Parlamento Mulher, vereadora Regina Cioffi (PP), da também integrante da Comissão vereadora Luzia Martins (PDT) e da secretária de Educação Maria Helena Braga.

O Parlamento Mulher teve início em agosto deste ano e, desde então, várias oficinas aconteceram no Plenário da Câmara. Foram elaboradas e aprovadas 24 propostas que contemplam os cinco temas abordados durante o projeto: Violência Doméstica e Familiar, Violência nos Espaços Institucionais de Poder e Assédio Sexual, Saúde da Mulher, O Espaço da Mulher no Esporte e na Cultura e Mulheres na Política.

Entre outras sugestões, fizeram parte do documento base, entregue aos vereadores: criação do CRAM- Centro de Referência à Mulher, resultado de uma parceria entre o Município, Estado e União, possibilitando atendimento humanizado, com a integração de serviços especializados no mesmo local para os diversos tipos de violência, incluindo população indígena, quilombola, bem como formação de promotoras legais populares; implantação, juntamente com a Secretaria de Saúde, no âmbito do SUS, o programa permanente de saúde feminina da criança e da adolescente; divulgação de eventos e campanhas para a valorização das mulheres líderes comunitárias e políticas que fazem parte da história do município, para que possam contar a experiência obtida.

O Parlamento Mulher foi instituído através da Resolução n. 885 e tem como objetivos principais discutir o protagonismo das mulheres no contexto municipal e a necessidade de maior participação feminina na agenda política local. Além disso, tem como finalidade garantir espaços de visibilidade e debater temáticas que impactam a vida das mulheres.

Regina Cioffi destacou a importância da primeira edição do Parlamento Mulher. “Esse encerramento é muito especial, porque é um dia em que coroamos nosso Parlamento, é algo que marca a história do projeto, marca a história da Câmara Municipal. Um dia nós vamos falar, lembra aquela data de 23 de outubro de 2023, quando as mulheres que participaram da primeira edição do Parlamento se reuniram no Legislativo. Com certeza, vocês serão as precursoras, incentivadoras e motivadoras para que mais mulheres possam participar”, afirmou.

A vereadora falou, também, dos inúmeros projetos aprovados nesta Legislatura voltados à defesa dos direitos das mulheres. “Projetos de Lei de minha autoria, de autoria da vereadora Luzia e também dos homens da Casa, E isso é muito importante, a gente observar que os homens também estão preocupados com nossas demandas, com nossas angústias e com aquilo que possa realmente fazer uma diferença na vida das mulheres”, finalizou a parlamentar.