Câmara realiza audiência para debater riscos da dependência tecnológica

por Imprensa publicado 18/10/2018 16h14, última modificação 16/11/2020 12h39
Conscientização e prevenção

Ampliar a atenção e atuação dos atores públicos, privados e sociais quanto à importância do tema e debater a necessidade de conscientização e prevenção do problema. Esses são alguns dos objetivos da audiência pública que abordará “Os riscos da dependência tecnológica”, atendendo a um requerimento dos vereadores Ricardo Sabino (PSDB) e Lígia Podestá (DEM). O encontro será na próxima quarta-feira (24), a partir das 17h.

Os parlamentares destacaram que a tecnologia traz, sem dúvidas, inúmeras vantagens no dia a dia. No entanto, a preocupação com o uso demasiado ou descontrolado de smartphones, tablets e computadores, aliado aos recursos disponíveis como jogos e redes sociais, tem aumentado. Segundo os vereadores, a dependência digital já é considerada patologia em alguns países, sendo tratada como questão de saúde pública, com direito a programas governamentais para minimizá-la. Outra preocupação dos legisladores, que também motivou o pedido para a audiência, é o uso precoce e excessivo da tecnologia no cenário da infância.

O vereador Ricardo Sabino ressaltou que é preciso um olhar atento para esse problema e para os efeitos que começam a surgir. “O que me motivou pedir uma audiência sobre o tema é a preocupação com um assunto que estamos todos expostos. É importante que o poder público e também os pais, responsáveis e educadores tenham um olhar atento para a questão, que começa a ter reflexos como, por exemplo, crianças com dificuldades de aprendizado, com deficit de atenção, com hiperatividade, transtornos físicos, obesidade, falta de apetite e do sono. Problemas estes que têm acontecido com uma frequência cada vez maior e precisamos debater de forma responsável, pois também não podemos condenar e viver sem a tecnologia. É uma linha tênue que divide o assunto e precisamos debater. Esse é o grande papel da audiência pública”, declarou.

Para a vereadora Lígia Podestá, diante de um cenário de aumento dos dispositivos eletrônicos e da grande conectividade, é preciso saber como educar crianças para o uso adequado da tecnologia. “Em pouco tempo, a tecnologia entrou em nossas vidas e mudou os nossos hábitos. Não basta nos questionarmos se essas mudanças foram para melhor ou pior, mas precisamos ouvir especialistas da área da saúde e da educação para sabermos como proceder. Esse assunto afeta diretamente a população, então espero que saiamos mais esclarecidos dessa audiência pública”, disse.

As inscrições para uso da palavra durante a audiência deverão ser feitas pelo e-mail comunicacao@pocosdecaldas.mg.leg.br até as 18h da véspera do evento. O debate será transmitido pela Internet através do Portal da Câmara e também das páginas do Legislativo no Youtube e Facebook.

 

registrado em: