Câmara promove oficinas do Parlamento Mulher e debate a importância da participação feminina na política
A Câmara Municipal de Poços de Caldas realizou, nos dias 25 de agosto e 1º de setembro, mais uma etapa do projeto Parlamento Mulher, iniciativa desenvolvida pela Escola do Legislativo que busca promover a educação cidadã e ampliar a representatividade feminina na política.
A primeira oficina abordou a Constituição Federal. Já no segundo encontro de formação, as participantes discutiram “A importância da mulher na política”, aprofundando o conhecimento sobre o funcionamento do Legislativo e refletindo sobre o protagonismo feminino na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria Municipal de Assistência Social, Laís Jardim, fez uma palestra durante a segunda oficina. “Até pouco tempo atrás, nós mulheres não podíamos participar da política, nem para representar o povo, nem sequer para escolher quem nos representaria. Isso é algo que precisa sempre ser lembrado. A perspectiva feminina não é apenas uma questão de justiça, é uma condição essencial para a qualidade e a efetividade das políticas públicas”, afirmou.
Laís ressaltou que quanto mais mulheres ocupam espaços de decisão, mais a política se aproxima das necessidades reais dessa parcela significativa da sociedade. “Iniciativas como o Parlamento Mulher têm um papel fundamental nesse processo, pois fortalecem a representatividade, despertam lideranças e mostram, na prática, que a política pode e deve ser ocupada por mulheres comprometidas com o bem comum e com a construção de uma democracia mais justa, inclusiva e igualitária”.
A advogada Maria Cláudia D’Arcadia é uma das participantes desta edição. Ela destacou a relevância da experiência. “O Parlamento Mulher é uma oportunidade única de conhecer o funcionamento de uma Casa Legislativa. Além disso, é uma chance preciosa de conhecer melhor a cidade a partir de tantos olhares de mulheres que participam”, disse.
De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, Taís Ferreira, a proposta do projeto vai além da formação teórica. “Fico feliz de contribuir para a formação política no Parlamento Mulher. É inspirador ver o interesse e a dedicação dessas mulheres, o que me dá a certeza de que estamos no caminho certo para construir um futuro com mais representatividade e igualdade”, enfatizou.
O Parlamento Mulher é voltado para mulheres com 18 anos ou mais e tem como proposta fomentar o protagonismo feminino na política e na sociedade. Neste ano, o tema central é “A Mulher e o Mercado de Trabalho. Durante o programa, as participantes têm acesso a oficinas que aprofundam conteúdos como o papel dos vereadores, a elaboração de leis e o funcionamento da Câmara Municipal. Ao final, elas podem elaborar e sugerir pautas a serem analisadas pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher do Legislativo.