Câmara promove audiência que aponta medidas urgentes contra o racismo estrutural
Na última semana, a Câmara Municipal de Poços de Caldas realizou uma audiência pública com o tema “Racismo se combate com políticas públicas: por uma política racial real e urgente”, proposta pelo vereador Tiago Braz (REDE), através do Requerimento nº 1775/2025. O encontro reuniu representantes do poder público, entidades da sociedade civil e coletivos ligados à luta antirracista para discutir caminhos concretos no enfrentamento ao racismo estrutural.
Participaram da Mesa representantes de entidades e órgãos municipais, como Ana Maria de Paula (Associação Afro Ancestral), Lúcia Vera de Lima e Maria Augusta Clementino (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Étnica – Compiré), Nancí de Moraes (Divisão de Políticas de Igualdade Racial e Étnica da Prefeitura), Dra. Maiwsi Vechiato (Comissão de Igualdade Racial da OAB) e Marcela Brito de Carvalho Messias (Secretaria de Assistência Social).
Nancí lembrou que o racismo estrutural ainda se manifesta de maneira profunda na sociedade, refletindo-se em desigualdade de acesso à educação, saúde, emprego, renda e oportunidades. “Essa audiência teve o papel de ampliar a visibilidade dessas questões, permitindo que a população negra de Poços apresente denúncias, propostas e experiências para contribuir na formulação de políticas públicas mais justas e mais inclusivas”, afirmou.
Ela destacou também a importância prática do encontro, afirmando que foi possível sinalizar ações concretas em áreas como o comércio, a segurança e o turismo. Em suas palavras, “a gente pôde ouvir propostas, sinalizamos ações que podemos estar desenvolvendo, principalmente com o comércio, com a segurança e com o turismo na cidade. Acho que são coisas importantes que a gente precisa repensar: de onde está a população negra em Poços, que lugar ela está ocupando e por que não tem acesso com mais facilidade à educação, à cultura, à arte”.
O evento também contou com contribuições da sociedade civil, como a fala de Clauderson Santos, presidente da Unegro e gestor do Plano Juventude Negra Viva, que reforçou a importância da mobilização social para que políticas antirracistas saiam do papel e sejam efetivamente implementadas no município.
O vereador Tiago Braz destacou a necessidade de transformar o debate em ação. “O racismo se combate com ação. Foi com esse entendimento que realizamos, na Câmara Municipal, uma audiência pública fundamental, um espaço de diálogo e participação coletiva, marcado por falas potentes e encaminhamentos importantes, que reforçam a urgência de medidas concretas para garantir justiça e equidade racial”.
O parlamentar também chamou a atenção para pontos que considera prioritários. “Entre as pautas discutidas, destaco a necessidade de fortalecer a Rede, ampliar o trabalho de Letramento Racial em diversos setores e assegurar um orçamento específico para a Promoção da Igualdade Racial e Étnica, além de outras ações essenciais para avançarmos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Seguimos firmes nesse compromisso, trabalhando para que Poços de Caldas seja, de fato, uma cidade antirracista”, disse.
A íntegra da audiência permanece disponível no YouTube da Câmara Municipal.