Câmara promove audiência pública sobre implantação das escolas cívico-militares

por Imprensa publicado 20/11/2019 17h50, última modificação 16/11/2020 12h39
Programa Nacional
Câmara promove audiência pública sobre implantação das escolas cívico-militares

Vereador Pedro Magalhães é autor do requerimento que solicitou a audiência

A Câmara de Poços realizou uma audiência pública para tratar do tema “Possível implantação do Programa Nacional das Escolas Cívico-militares no município”. O encontro aconteceu na última semana, atendendo a um requerimento do vereador Pedro Magalhães (PSDB) e a um ofício da Associação Cultural Liberdade e Cidadania do Estado de Minas Gerais – Diretório de Poços de Caldas.

O debate foi marcado por posicionamentos favoráveis e contrários ao programa do Governo Federal. Além das dez pessoas que se inscreveram para uso da tribuna popular, participaram das discussões a secretária municipal de Educação Maria Helena Braga, o chefe de Instrução do TG 04-021 subtenente Sérgio Squarçado, o jornalista e membro da Associação Direita Minas Felipe Fiamenghi de Lima e a professora da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) Ana Maria Brochado de Mendonça Chaves. A real possibilidade de Poços ser contemplada com a implantação do Pecim, os pontos positivos e negativos da proposta e a qualidade da educação básica no Brasil foram temas também abordados pelo público presente, que pôde apresentar questionamentos por escrito durante a audiência.

Para o vereador Pedro Magalhães, o encontro possibilitou a manifestação de diversos atores da sociedade civil. “A audiência foi muito propositiva, tendo em vista que grande parte da sociedade, tais como entidades representativas, associações, pastores e demais grupos organizados, puderam se expressar, ficando muito claro que mais de 80% da população é favorável ao modelo da escola cívico-militar. Esse é um modelo de acesso democrático, uma escola plural e inclusiva, que tem a sua excelência nos resultados apresentados. Poços de Caldas poderá ou não ser contemplada. A audiência faz parte de uma das etapas a serem cumpridas pelo município, agora aguardamos a decisão do MEC para que se manifeste a respeito das cidades escolhidas”, diz.

Ainda de acordo com o autor do requerimento, é importante destacar que a Câmara abriu espaço para o diálogo. “Fizemos nossa parte, provocando o debate, solicitando essa audiência e dando espaço para a população se manifestar. Enxergo como algo muito positivo para o município esse encontro e os debates tanto favoráveis quando contrários, pois trouxeram a lucidez e a importância desse modelo para contribuição na educação”, ressalta.

O vídeo da audiência com todas as exposições, tanto contrárias quanto favoráveis ao projeto, está disponível para consulta na página da Câmara no YouTube.