Câmara de Poços faz doação de livros infantis ao Programa Municipal da Juventude
Exemplares, provenientes do acervo da Biblioteca do Legislativo, foram selecionados por não se enquadrarem no perfil jurídico do espaço
A Câmara Municipal de Poços de Caldas, por meio da Escola do Legislativo, realizou a entrega de 74 livros de literatura infantil para o Programa Municipal da Juventude (PMJ). A doação aconteceu no dia 07 de outubro, no Plenário da Casa, e contou com a presença de vereadores, da equipe da Escola, de servidores, do secretário municipal de Educação, Marcus Lemos, e da coordenadora da Divisão do PMJ, Ana Maria Lobo de Carvalho.
Os exemplares, provenientes do acervo da Biblioteca do Legislativo, foram selecionados por não se enquadrarem no perfil jurídico do espaço. Ana Lobo recebeu a doação em nome do PMJ, destacando a importância dos livros para o desenvolvimento das crianças atendidas pelo programa. “Muitas unidades do PMJ não possuem biblioteca, então temos os cantinhos de leitura. Tenho certeza que essa doação vai aumentar nosso acervo e permitir que as crianças tenham acesso a novos horizontes. A leitura transforma e abre caminhos, e essa ação será de grande importância para o nosso trabalho”, afirmou a coordenadora.
A bibliotecária da Câmara, Jordana Calixto de Faria, comentou sobre a doação. “Percebemos a necessidade de realizar essa doação aos PMJs, porque os livros pertenciam a um tipo de acervo que não se encaixa no perfil da nossa biblioteca, que é voltada para a área jurídica. Como se tratava de obras de literatura infantil, entendemos que aqui elas acabariam não sendo utilizadas. Nos PMJs, por outro lado, esses livros terão uma destinação muito mais adequada e poderão ser melhor aproveitados”, ressaltou.
O PMJ atua em Poços de Caldas desde a década de 1990 e, desde 2001, passou a ter amparo legal para ampliar a jornada escolar dos alunos do ensino regular. Atualmente, o programa atende sete núcleos diretamente e outras 14 escolas de forma parcial, beneficiando cerca de 2.500 estudantes do ensino fundamental I e II. Segundo Ana Lobo, a intenção é expandir ainda mais o atendimento, oferecendo uma educação integral que contemple não apenas o conhecimento acadêmico, mas também aspectos socioemocionais, culturais e esportivos.