Câmara abre exposição “Ternos de São Benedito” em homenagem aos Congos e Caiapós de Poços de Caldas
Exposição apresenta registros históricos e afetivos das bandeiras dos grupos, reforçando o papel da cultura popular na preservação da memória local
A Câmara Municipal realizou a abertura, nesta terça-feira (7), da exposição “Ternos de São Benedito”, realizada em parceria com a Associação de Ternos de Congos e Caiapós de São Benedito de Poços de Caldas e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura. A mostra segue aberta à visitação até o dia 17 de outubro, no saguão do Legislativo.
O evento contou com a presença de representantes da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós, do secretário municipal de Cultura, Luiz Fernando Gonçalves, do presidente da Câmara, vereador Douglas Dofu (UNIÃO), autor do Requerimento que solicitou a exposição, de vereadores e de servidores da Casa.
Durante a cerimônia, o diretor do Departamento de Políticas Culturais da Secretaria de Cultura, Gustavo Dutra, destacou a importância de manter viva a tradição de São Benedito, celebrada há mais de 120 anos no município. “É muito importante a gente sempre celebrar essa tradição que temos na cidade. Toda e qualquer oportunidade em que a gente puder celebrar São Benedito em Poços de Caldas, nós vamos celebrar”, afirmou.
Ele lembrou que, além da tradicional festa realizada em maio, a cidade passou a comemorar também o Dia Municipal dos Ternos de Congo, instituído por lei em 2022, no dia 5 de outubro.
A exposição apresenta registros históricos e afetivos das bandeiras dos grupos, reforçando o papel da cultura popular na preservação da memória local. “Estão aqui representadas as bandeiras de cada um desses grupos, que são seis ternos de Congo e dois de Caiapós. A cada ação, mantemos viva a história de mestres e integrantes que fazem parte da trajetória dos Congos e Caiapós em Poços de Caldas”, ressaltou Dutra.
A tesoureira da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós, Lilian Regina Clementino, falou sobre o significado da exposição para os integrantes dos grupos. “Para a gente, é gratificante, porque mostrando essa exposição a gente nota que está sendo respeitado e homenageado. É muito bom para todos nós”, disse.
Para Lílian, a mostra também é uma forma de ampliar o conhecimento da população sobre a tradição. “As pessoas conhecendo a nossa história vão dar mais valor no que a gente faz”, completou.
O secretário municipal de Cultura, Luiz Fernando Gonçalves, destacou que a iniciativa de trazer a exposição à Câmara permite que mais pessoas conheçam a história e as manifestações culturais da cidade. Ele ressaltou a importância de ações que valorizem a ancestralidade e promovam representatividade.
Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara ressaltou o compromisso do Legislativo com a valorização das tradições locais. “É com grande alegria que a Câmara Municipal de Poços de Caldas abre as portas, mais uma vez, para acolher e valorizar uma das expressões culturais mais significativas do nosso município, os Congos e Caiapós de São Benedito”, afirmou.
Dofu também destacou a relevância histórica e cultural da manifestação. “Esta exposição, que integra as comemorações do Dia Municipal dos Ternos de Congos, não é apenas uma mostra fotográfica, é uma homenagem à memória, à fé e à história de um povo que, por meio da devoção a São Benedito, construiu uma das tradições mais identitárias da nossa cidade”.
As visitas à exposição podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 09 às 18h.