Cagnani apresenta Requerimentos sobre mau cheiro e recuperação dos muros de arrimo nos ribeirões da cidade
Autor de dois Requerimentos que tratam dos ribeiros da cidade, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) defende ações para minimizar o mau cheiro no Ribeirão Poços de Caldas e medidas visando à recuperação dos muros de arrimo construídos no Ribeirão de Caldas, entre as ruas Santa Catarina e entrada do Condomínio Quisisana. Para o legislador, são demandas que merecem uma atenção especial do Executivo.
Cagnani ressalta que o município enfrenta um grande desafio com a poluição dos Ribeirões de Caldas e da Serra, que se unem e formam o Ribeirão Poços de Caldas. Apesar dos esforços do DMAE (Departamento Municipal de Esgosto) e das Secretarias competentes, o vereador reforça que ainda existem residências e prédios que despejam esgoto em galerias pluviais ou diretamente nos rios. “Com o início das chuvas no outono, os resíduos se acumulam nas margens dos ribeirões, causando um cheiro desagradável em áreas próximas, como o Parque Infantil Darcy Vargas, o Palace Casino e a Alameda Poços, onde há muitos quiosques e são comercializados diversos tipos de alimentos, além de outros locais, mas principalmente nas residências que ficam perto do rio”, comenta.
Para saber como é o cronograma de limpeza, o parlamentar apresentou o Requerimento n. 1231. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, a responsabilidade de manutenção de ribeirões é compartilhada entre a pasta e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, sendo que a primeira realiza o desassoreamento e quando necessário realiza a limpeza do leito do rio/ribeirões.
Sobre o monitoramento de despejo de esgoto, o DMAE informa que, antedendo às às normas em vigor, quando a autarquia é comunicada sobre qualquer irregularidade a vistoria é imediata, sendo tomadas as providências. Além disso, são realizadas vistorias periódicas por região para identificar os imóveis irregulares e para tomada das providências cabíveis. “Vale ressaltar que, atualmente, estão sendo realizadas vistorias nos bairros Bortolan e Vila Rica”, diz trecho da resposta enviada à Câmara.
Segundo Cagnani, é fundamental que medidas eficazes sejam tomadas para proteger a qualidade dos recursos hídricos e garantir um ambiente saudável para os cidadãos e turistas.
Murros de arrimo
A respeito da recuperação dos muros de arrimo no Ribeirão de Caldas (Requerimento n. 1819), o vereador lembra que a estrutura foi construída há mais de 60 anos, durante o mandato do prefeito Dr. Agostinho Loyola Junqueira, com o apoio decisivo do Ministro de Obras Públicas da época, Marechal Juarez Távora.
Mesmo com a manutenção feita em 1985, parte do muro já cedeu. “Temos essa preocupação, pois a queda da estrutura por completo pode trazer problemas naquela região. Estamos questionando a Prefeitura sobre a existência de um plano de manutenção ou recuperação dos muros de arrimo”, afirma.
Cagnani reforça que, apesar dos esclarecimento da Secretaria de Obras, de que as manutenções vem sendo feitas, é preciso um estudo amplo das condições dessa estrutura ao longo do ribeirão. O objetivo é dar segurança à população e contribuir com a melhoria do aspecto visual na região.