Audiências públicas discutem condições de trabalho dos servidores e segurança na área central

por Imprensa publicado 02/07/2025 11h21, última modificação 02/07/2025 11h21
Demandas
Audiências públicas discutem condições de trabalho dos servidores e segurança na área central

Audiência no dia 28 de junho discutiu a segurança pública, a partir de um pedido do vereador Marcos Sansão (PL)

Nas últimas semanas, a Câmara de Poços promoveu duas audiências públicas com o propósito de discutir assuntos relevantes para o município, ambas de grande demanda popular. A primeira, ocorrida em 18 de junho, tratou das Condições de Trabalho dos Servidores Públicos e a segunda, no dia 25 de junho, teve como temática a Segurança Pública na Área Central.

No primeiro encontro, proposto pelo vereador Diney Lenon (PT) e presidido pelo vereador Douglas Dofu (UNIÃO BRASIL), estiveram presentes integrantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas, da 25ª Subseção da OAB e da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio da Prefeitura.

Representantes do funcionalismo e cidadãos que usaram a Tribuna levantaram questões relativas à falta de insumos para trabalhar, ausência de apoio institucional para problemas de saúde ou de desgaste físico e emocional, e o impacto dessas deficiências na qualidade dos serviços prestados. “Não tivemos representantes do Poder Executivo. O objetivo era ouvir as demandas dos servidores, do Sindicato e dos cidadãos que utilizaram a Tribuna, referentes tanto às condições de trabalho dos servidores quanto às necessidades estruturais das unidades. A Câmara Municipal, como Poder Legislativo, buscou estabelecer um diálogo para, posteriormente, cobrar as devidas providências do Executivo”, avaliou o presidente da Casa.

A presidente do SINDSERV, Greice Keli Alves, lamentou a ausência das Secretarias Municipais e reforçou à população que o Sindicato faz o possível para auxiliar os servidores. “O Sindicato está atuante nos setores e está disposto a observar o que tiver de errado. A gente documenta tudo. Se a gente for puxar todos os Ofícios, Requerimentos, denúncias, sabemos que a Administração está ciente de todos os problemas que as pessoas relataram aqui”, disse.

Na audiência de 25 de junho, proposta pelo vereador Marcos Sansão (PL), o foco foi a Segurança Pública na Área Central. Participaram secretários municipais e representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Associação de Bares, Restaurantes e Similares e ACIA. Comerciantes relataram aumento dos casos de furtos e da presença de pessoas em situação de rua, apontando para a necessidade de ações coordenadas entre Legislativo, Executivo e Judiciário.

Sansão falou sobre as demandas que a Casa tem recebido. “O direcionamento dessa audiência pública foi sobre a segurança na área central, especialmente para os comerciantes, já que furtos e a mendicância aumentaram muito nos últimos meses e temos recebido muitas reclamações. Então, através desse encontro, eu convidei o Poder Executivo, nós somos o Poder Legislativo, infelizmente, não vieram representantes do Poder Judiciário para que a gente pudesse somar forças”, destacou Sansão.

Donos de restaurantes e outros estabelecimentos fizeram o uso da Tribuna, lamentando o número alto de furtos e arrombamentos que têm sido realizado nos últimos tempos em seus comércios. Segundo os empresários, alguns moradores de rua, ao terem seus pedidos negados, recorrem a ameaças e violência.

A Secretária de Assistência Social, Marcela Carvalho Messias, também comentou sobre as reivindicações. “Tudo o que foi falado na audiência pública de hoje já era demanda de reuniões anteriores, mas envolve sobretudo pessoas em situação de rua – o incômodo que geram, a punibilidade e a atuação da PM e da Polícia Civil. Falamos também do trabalho da assistência, que, ao contrário da Segurança Pública, protege e garante direitos. Foi muito pertinente levar isso à população. O próximo passo é articular com a Secretaria de Saúde questões de saúde mental e dependência química, desenvolvendo essas pautas de forma mais específica”, declarou.

Os vídeos das audiências, com todas as exposições feitas, estão disponíveis no canal da Câmara no YouTube.