Audiência pública debate violência contra a mulher e propõe ações integradas em Poços de Caldas
Na tarde da última quarta-feira, 16 de julho, a Câmara Municipal de Poços de Caldas promoveu a audiência pública “Silenciadas pela violência – um debate urgente: vidas de mulheres importam”, por iniciativa do vereador Tiago Braz (REDE), por meio do requerimento 1503/2025. O evento, realizado no plenário da Casa Legislativa às 16h, reuniu autoridades, especialistas, representantes de entidades e cidadãos para discutir a crescente violência contra as mulheres no município e articular estratégias de enfrentamento.
A audiência teve como objetivo central dar voz à população e promover o diálogo entre diferentes setores sobre um tema de grande atenção da sociedade. A mesa contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Marcela Brito de Carvalho Messias, a delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Dra. Maria Cecília Gomes Flora, e a representante da Radiopatrulha de Proteção à Mulher, cabo Bárbara Luíza Ribeiro Santos.
Para a secretária de Assistência Social, era de extrema urgência a realização de audiência sobre esta temática. “Este é um momento muito importante. Ter uma audiência voltada exclusivamente à violência contra a mulher é extremamente significativo, pois dá visibilidade ao tema e reúne todos os atores do município que atuam nessa área. Além disso, é uma oportunidade para ouvir a população e, a partir dessas demandas, ampliar e fortalecer os serviços oferecidos. A Câmara é uma parceira essencial nesse processo”, comentou Marcela.
Também participaram do debate Dra. Ellen Cristina de Oliveira, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Poços, Natyara Novais, do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, e Lucimara Siqueira Costa Papi, coordenadora do Centro de Atenção à Saúde da Mulher, entre outras representantes de órgãos públicos, movimentos sociais e entidades de atendimento.
A vereadora Pastora Mel (UNIÃO) fez um pronunciamento inicial, ressaltando a falta de representatividade feminina no legislativo, e como ela trabalha para a proteção das mulheres nos mais diversos âmbitos da sociedade. Em seguida, foi dada a palavra às cidadãs inscritas Michele dos Santos Cassia e Edna Leite Ramos, representante da Marcha Mundial das Mulheres e do Coletivo Mulheres pela Democracia, que trouxeram relatos e propostas para o enfrentamento da violência de gênero.
Durante a audiência, Natyara Novais destacou a importância da atuação do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, enfatizando seu papel tanto na fiscalização dos serviços de atendimento quanto na proposição de ações concretas de enfrentamento à violência. Ela também adiantou que novas iniciativas estão previstas para o próximo mês, que marca a campanha de conscientização. “Com a chegada de agosto — o Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher — teremos uma programação intensa: corrida, palestras e outras atividades voltadas à conscientização da sociedade”, afirmou.
"Tivemos uma audiência muito produtiva, com a presença dos serviços que atendem mulheres em situação de violência e a participação da população, que compartilhou suas angústias e vivências. Foi possível identificar tanto as potencialidades quanto as deficiências dos serviços, o que permitirá aprimoramentos importantes. Reforçamos, mais uma vez, o compromisso da Câmara Municipal com essa causa tão essencial," destacou o vereador Tiago Braz.
O encontro foi transmitido ao vivo pelos canais oficiais da Câmara (portal institucional, YouTube e Facebook), ficando também disponível na íntegra.