Audiência na Câmara propõe melhorias na qualidade de vida dos idosos

por Imprensa publicado 27/09/2018 17h45, última modificação 16/11/2020 12h39
Audiência na Câmara propõe melhorias na qualidade de vida dos idosos

Encontro contou com a presença de representantes de entidades assistenciais, sindicatos e pastorais

A Câmara de Poços realizou, na última quarta-feira (26), uma audiência pública com o tema Políticas Públicas e Qualidade de Vida dos Idosos. O encontro foi proposto pelo vereador Lucas Arruda (Rede), através de requerimento aprovado pelos demais vereadores, e discutiu temas relacionados à saúde, acessibilidade e mercado de trabalho, além da necessidade de cumprimento de legislações em vigor.

Lucas Arruda ressaltou que será feito um relatório contendo as demandas apresentadas pelo públicoO encontro contou com a participação do juiz da 2ª Vara Criminal José Henrique Mallmann, da secretaria municipal de Promoção Social Luzia Teixeira Martins, do secretário municipal de Defesa Social Marcos Sansão, da coordenadora dos PSF’s Camila Bacelar, da apoiadora da Atenção Básica Elaine Cristina de Souza, do presidente do Conselho Municipal do Idoso Paulo Danilo Vieira Avilla e da professora e coordenadora de extensão da PUC Poços Teresa Cristina Alvisi. Várias pessoas se inscreveram para uso da tribuna, entre elas representantes de sindicatos, associações, entidades assistenciais, pastorais e universidades.

Intervenções nas vias públicas visando à acessibilidade dos idosos, promoção à saúde, inclusive no que diz respeito ao fornecimento de medicamentos de alto custo e à prevenção de acidentes, cumprimento dos dispositivos estabelecidos no Estatuto do Idoso e a implantação de políticas públicas para que o idoso de baixa renda tenha acesso a uma moradia adequada às suas necessidades foram alguns dos assuntos levantados. O público também apresentou questionamentos quanto à construção de centros de convivência e lazer em alguns bairros da cidade e ações para maior segurança dos idosos.

Além dos serviços oferecidos pela Promoção Social, como as atividades que visam manter os idosos em um processo de produtividade, integração, convivência e fortalecimento de vínculos, Luzia Martins destacou as intervenções feitas em caso de denúncias.“Temos muitos idosos que têm seus direitos violados pela própria família. Seja com relação à aposentadoria, renda ou agressão. Tudo isso chega até nós e damos início às intervenções”, disse.

Sobre os desafios, a secretária afirmou que o principal deles é a ampliação do Centro Integrado de Atendimento Diurno ao Idoso para outras regiões da cidade. “Hoje temos apenas na região sul, conseguimos dobrar o número de vagas, no entanto é nosso desejo fazer nas regiões leste, oeste e centro. A expectativa é de ampliar esse projeto para que o idoso possa ter direito a atividades diárias, boa alimentação e uma boa qualidade de vida”, destacou.

Outro desafio apontado, dessa vez pelo presidente do Conselho Municipal do Idoso, foi a reinserção do idoso no mercado de trabalho. “São muitos os desafios, porque são muitos idosos. São 23 mil aproximadamente na cidade. No entanto, um deles é reinserção no trabalho. Hoje em dia, vivemos em um país com 13 milhões de desempregados e o idoso tem tanta dificuldade quanto o jovem no primeiro emprego por preconceito e uma série de situações. Aos poucos o Brasil está acordando para isso. Tenho um projeto pessoal que seria estudar uma forma de redução da carga tributária do empresariado local para que ele abra as portas para o idoso. São ideias como essa que podemos pensar para melhorar a qualidade de vida do idoso. O idoso que está fora do mercado de trabalho fica deprimido, com autoestima baixa, então seria uma forma de resgatar isso. Por isso estou batendo nessa tecla”, afirmou.

Vereadores

Os projetos voltados aos idosos em tramitação e os já aprovados pela Câmara, a importância de uma relação estreita entre o Legislativo e os Conselhos Municipais e a realização de atividades como, por exemplo, campanhas de conscientização, foram alguns assuntos abordados pelos vereadores. Lucas Arruda declarou que a audiência atingiu os objetivos principais, que eram apresentar as ações realizadas atualmente e receber as demandas da população. “Esse tipo de evento é importante porque dá espaço para a participação da comunidade. Muitas reivindicações foram feitas, algumas se transformarão em indicações, outras em requerimentos e algumas precisarão de um estudo mais detalhado. A intenção é elaborar um relatório para que, em conjunto com o Conselho do Idoso, possamos fazer os encaminhamentos”, disse.

Lucas Arruda apontou duas questões importantes levantadas na audiência. A primeira com relação ao número de vagas nas chamadas creches para idosos. “As pessoas querem ampliação desse projeto. Outro ponto foi a necessidade de fiscalização de calçadas e vias públicas, com relação a tudo aquilo que atrapalha a mobilidade dos idosos. Vamos enviar essa demanda à comissão que organiza o Plano de Mobilidade Urbana de Poços de Caldas”, concluiu.

O vídeo da audiência está disponível para consulta no Portal da Câmara e na página da Câmara no Youtube.

Movimento Nacional #PraCegoVer - Fotos do plenário da Câmara durante audiência que discutiu qualidade de vida dos idosos.