Artista plástica fala sobre saúde mental e compartilha experiências com alunos do PJ

por Imprensa publicado 26/04/2022 13h55, última modificação 03/05/2022 18h33
Oficina temática

Oficinas fazem parte da fase preparatória para elaboração de propostas sobre o tema do PJ

Na última semana, os alunos que fazem parte da edição 2022 do projeto Parlamento Jovem de Minas participaram de uma Oficina de Formação Temática sobre “Estratégias da comunidade para promoção de saúde mental”. O encontro contou com a participação da artista plástica Dalmoni Lydijusse.

Nascida em Poços de Caldas, Dalmoni possui licenciatura em Artes Plásticas, bacharelado em Belas Artes e especialização em Arte Integrativa. Desde 2003, gerencia e mantém o Arte Ziriguidum. No espaço, promove aulas e cursos em parceria com outros profissionais, como aulas de dança, tango, capoeira de Angola, história da arte, desenho, além de abrigar atividades como encontros literários e encontros musicais. Também organiza viagens culturais e promove exposições individuais e coletivas. Como artista, seus trabalhos participaram de exposições nos Estados Unidos, São Paulo, Belo Horizonte e Poços de Caldas.

Na oficina do PJ, a artista, acompanhada de Danielle Vilas Bôas e Marcos Paulo da Silva Almeida, integrantes do Arte Ziriguidum, trouxe a experiência que tem tido no Centro Unificado das Artes e dos Esportes (CEU), projeto da Secretaria Municipal de Promoção Social e localizado no bairro Jardim Itamaraty V. “No CEU, desenvolvemos um trabalho que envolve as artes através de uma experiência também corporal, uma proposta de arte integrativa, de mobilizar os aspectos cognitivos e sensitivos. Inicialmente, pensávamos que esse processo poderia contribuir para a saúde mental das pessoas, mas, além disso, ele abre uma nova gama de oportunidades de interação para os que o praticam. Então, a arte dá a possibilidade de integração entre as muitas esferas de ser humano, e essa experiência tem sido muito agradável”, comentou Dalmoni.

Natanael Henrique dos Santos, aluno do 1º ano do ensino médio da Escola Padrão, falou sobre a importância da oficina para o PJ e, consequentemente, para sua formação. “Achei uma atividade bem legal que nos deu um caminho para desenvolver uma interação mais saudável com a sociedade e exercitar a empatia com o próximo. A arte é uma forma de expressão diversa e é crucial para a manutenção de uma boa saúde mental. No meu caso, a música faz esse efeito. Quando estou tendo um dia ruim, uma música pode mudar a situação, me dando esperanças, ideias e me inspirando a ser resiliente”, ressaltou o estudante de 17 anos, que ainda citou a Poesia Acústica como um estilo que aprecia.

Saúde Mental do Jovem

O tema do PJ em 2022 é Saúde Mental do Jovem, dividido nos subtemas: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; Uso saudável das novas tecnologias. A partir das oficinas e demais debates sobre o assunto, os estudantes devem elaborar propostas para serem votadas na Plenária Municipal. Aquelas aprovadas serão encaminhadas à Prefeitura pelos vereadores, podendo se tornar políticas públicas na área da Saúde. Os alunos participam, ainda, das Plenárias Microrregional, Regional e Estadual. Nesta última, em Belo Horizonte, o documento final, com as propostas de todas as cidades, é entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais).

Fazem parte do projeto neste ano as seguintes instituições: Colégio CEPOC, IFSULDEMINAS, Colégio Pelicano, Escola Estadual Arlindo Pereira (Polivalente), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Escola Estadual David Campista, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Sete de Setembro e Colégio Nini Mourão.

Neste ano, Poços de Caldas coordena o Polo Sudoeste, que é formado também pelas cidades de Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Cássia, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Pratápolis e São Sebastião do Paraíso.

Parlamento Jovem de Minas

O PJ de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa destinado aos alunos do ensino médio. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões. Informações e notícias sobre o projeto estão disponíveis no Portal e redes sociais da Câmara de Poços.