Anteprojeto sugere estágio em Psicologia e Serviço Social na rede de Saúde do município

por Imprensa publicado 11/08/2022 10h55, última modificação 17/08/2022 12h35
“Posso Ajudar?”

Proposta apresentada pelos vereadores tem como objetivo possibilitar a atuação de estudantes de Psicologia e Serviço Social na rede de Saúde

Foi encaminhado ao Executivo, nesta semana, o Anteprojeto de Lei n. 19/2022, que sugere a implantação do estágio “Posso Ajudar?” em Poços de Caldas. O objetivo é possibilitar a atuação de estudantes de Psicologia e Serviço Social na rede de Saúde, fortalecendo o acolhimento e acompanhamento dos usuários. A proposta é de autoria dos vereadores Tiago Braz (REDE) e Lucas Arruda (REDE).

O projeto “Posso Ajudar?”, caso acatado pela Prefeitura e aprovado pela Câmara, estará vinculado à Lei n. 8.540/2009 (Programa de Incentivo ao Estágio Subvencionado na Administração Municipal). São objetivos dessa iniciativa a transformação dos equipamentos de saúde através da acolhida e escuta, a formação humanizada dos futuros profissionais, a transparência aos usuários do SUS e agilidade para o acesso aos serviços de saúde. A proposição apresentada pelos vereadores lista, ainda, quais serão as atribuições dos estagiários, entre elas: o acolhimento do usuário e de seus acompanhantes; a orientação e informação sobre fluxos, procedimentos e serviços; a verificação da documentação do usuário; o controle organizacional do atendimento de urgência.

De acordo com os autores, o intuito do “Posso Ajudar?” é oferecer um acolhimento e acompanhamento humanizado, com o direcionamento e orientação, contribuindo com os profissionais dos equipamentos da rede municipal de saúde, além de fortalecer a formação dos discentes de Psicologia e Serviço Social.

Tiago Braz destacou a importância do projeto para o município. “Esse é um Anteprojeto para contribuir com o acolhimento e o acompanhamento de todos os usuários do sistema público de saúde, auxiliando no primeiro atendimento feito nos PSFs, nas UPAs, nos hospitais e nas outras unidades, dando vazão às demandas de cada paciente, fazendo um primeiro atendimento humanizado, direcionando-os para o local correto e explicando os procedimentos. Essa iniciativa também contribui para a agilidade e qualidade do atendimento, auxiliando os profissionais da saúde, que atualmente precisam realizar esse acolhimento dos pacientes, além das outras demandas existentes”.

O legislador reiterou seu respeito à classe dos profissionais da Saúde e o objetivo da iniciativa “Posso Ajudar?”. “Destaco, também, que valorizo e parabenizo os profissionais da Saúde pelos trabalhos prestados, e que esses estagiários dos cursos de Psicologia e Serviço Social virão para agregar, com uma abordagem técnica e escuta qualificada, no intuito de direcionar, encaminhar e tirar as dúvidas da população que utiliza esses serviços. Então, esse Anteprojeto vem para fortalecer os trabalhos”, declarou Tiago.

Lucas Arruda ressaltou as características do atual sistema de saúde que prejudicam a qualidade dos serviços, bem como as mudanças que podem ocorrer com o estágio. “Nós entendemos que, principalmente no atendimento à Saúde, precisamos humanizar os processos. Muitas vezes, os profissionais estão sobrecarregados e não conseguem dar a devida atenção para a população, que, na maioria dos casos, está em um momento de sofrimento quando procura tais serviços. Dessa forma, o primeiro atendimento é fundamental para o sucesso do setor. Além disso, é necessário que os pacientes, enquanto aguardam atendimento, tenham clareza dos seus direitos. O Anteprojeto é muito importante para garantir à Saúde a devida qualidade”, disse.

O Anteprojeto (n. 19/2022) encaminhado ao Executivo, caso acatado, deve ser devolvido aos vereadores como Projeto de Lei para votação. O texto está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.