Álvaro Cagnani solicita informações sobre exames de audiometria e Prefeitura apresenta dados sobre fila de espera

por Imprensa publicado 15/09/2025 10h45, última modificação 17/09/2025 15h16
Esclarecimentos
Álvaro Cagnani solicita informações sobre exames de audiometria e Prefeitura apresenta dados sobre fila de espera

Cagnani diz que o objetivo do Requerimento é ampliar a transparência e cobrar soluções

O vereador Álvaro Cagnani (PSDB) apresentou o Requerimento nº 2390/2025, com o objetivo de apurar o andamento da realização dos exames de audiometria no Sistema Único de Saúde (SUS). O parlamentar justificou a solicitação com base em reclamações de cidadãos quanto à demora para conseguir o atendimento, destacando a importância do procedimento para a avaliação da capacidade auditiva.

Entre os questionamentos feitos no documento estão: o número de pacientes em fila, o tempo médio de espera, a capacidade de atendimento diário, a quantidade de profissionais disponíveis, as ações da Prefeitura para reduzir a fila e também o prazo para entrega de aparelhos auditivos após o exame.

De acordo com Cagnani, a iniciativa tem como objetivo ampliar a transparência e cobrar soluções. “O nosso gabinete recebe vários relatos de cidadãos que esperam muito tempo para conseguir fazer o exame de audiometria. A finalidade é buscar informações claras para entender quais medidas podem ser tomadas para que a população acesse os serviços de forma mais rápida e eficiente”, afirma o parlamentar.

Em resposta, a Secretaria Municipal de Saúde informa que, até 31 de julho de 2025, 3.659 pacientes aguardavam pelo exame, com um tempo médio de espera de aproximadamente 17 meses. Atualmente, a capacidade operacional é de 12 atendimentos por dia, realizados por uma equipe de seis fonoaudiólogos, considerada insuficiente para atender à demanda crescente. A Prefeitura alega, ainda, que tais profissionais são considerados escassos no país.

O município destaca, ainda, que está em fase de implantação um projeto de reestruturação do fluxo de solicitações, que passará a ser centralizado na Secretaria de Saúde. A medida prevê a eliminação de pedidos duplicados, a verificação da necessidade atual do exame e a priorização de casos conforme critérios técnicos definidos por fonoaudiólogos.

A respeito da entrega de aparelhos auditivos, o Executivo esclarece que, após a realização do exame e acompanhamento no serviço especializado, o prazo médio para recebimento é de até dois anos.

 

 

registrado em: