Álvaro Cagnani pede informações sobre obras para melhorias no Jardim Aeroporto
Através do Requerimento n. 43/2025, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) solicita informações ao Executivo sobre a possibilidade de interligação da avenida Dirce Pereira Rosa com o Campo de Malha situado no bairro Jardim Aeroporto. O parlamentar defende a realização da obra para melhorias na infraestrutura do loteamento, inclusive com a instalação de iluminação pública e outras intervenções necessárias para segurança da região.
Cagnani reforça que esta é uma demanda antiga dos moradores da zona sul. “Há tempos recebemos essa reivindicação, pois trata-se de uma área que carece de providências e melhorias. Em resposta à Câmara, a Secretaria Municipal de Planejamento disse que há, sim, intenção em se projetar uma via de interligação, no entanto a administração entende ser essencial uma discussão ampliada com as demais Secretarias”, comenta.
Para o legislador, o assunto precisa voltar ao debate. “Enfatizamos no Requerimento a importância das intervenções para facilitar o deslocamento dos moradores residentes naquela região e esperamos que uma solução seja dada o mais breve possível”, diz.
Invasão de macacos
Outro Requerimento apresentado pelo vereador (n. 645/2025) diz respeito à invasão de macacos, que saem da Serra de São Domingos, a diversas residências do município.
Cagnani destaca que reclamações vêm sendo feitas por moradores, em especial das ruas Piauí e Goiás, e questiona quais ações a Prefeitura tem tomado para minimizar os impactos dessa situação. “Esses animais têm invadido residências e comércios, causando consideráveis prejuízos. Os macacos danificam máquinas de lavar roupas, adentram cozinhas e rompem fiações de Internet. Apesar de diversas medidas já terem sido tomadas pela população para conter a invasão, nenhuma delas se mostrou efetiva em afastar os animais”, afirma.
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou que não possui ações específicas para o controle de invasões de macacos, uma vez que esses animais são silvestres e protegidos pela legislação ambiental. O manejo de macacos é de responsabilidade do IBAMA ou de outros órgãos habilitados, segundo informou a pasta.
Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade esclareceu que já foram realizadas medidas educativas e de conscientização na referida região. A administração ressaltou, ainda, que a invasão desses animais na área urbana ocorre principalmente devido ao fornecimento contínuo de alimentos impróprios por parte da população e que a solução está na conscientização da população para evitar essa prática.
Os dois Requerimentos do vereador estão disponíveis para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.