Álvaro Cagnani cobra ações efetivas para saúde do idoso e revitalização de espaço esportivo em Poços de Caldas

por Imprensa publicado 08/08/2025 17h10, última modificação 18/08/2025 10h44
Requerimentos
Álvaro Cagnani cobra ações efetivas para saúde do idoso e revitalização de espaço esportivo em Poços de Caldas

Cagnani ressalta que as respostas apontam avanços pontuais, mas também indicam a necessidade de mais atenção às demandas reais da população

Dois Requerimentos protocolados pelo vereador Álvaro Cagnani (PSDB) receberam respostas por parte da Prefeitura de Poços de Caldas. Um deles solicita informações sobre as ações do Executivo Municipal diante do aumento de casos de demência e Alzheimer. O outro trata da recuperação do Estádio Municipal João Batista Gonçalves, o popular “Prontidão”, na zona sul da cidade.

No Requerimento nº 2025/2025, o vereador aponta dados alarmantes sobre o diagnóstico tardio de demência no Brasil — apenas 20% dos casos são identificados corretamente — e questiona o município sobre políticas públicas voltadas à prevenção, diagnóstico, tratamento e apoio aos cuidadores. Em resposta, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que realiza ações educativas como o "Setembro Lilás", distribui a Caderneta da Pessoa Idosa e realiza buscas ativas por meio da Atenção Primária. No entanto, não há campanhas específicas ou programas contínuos de capacitação técnica para os profissionais de saúde, o que, segundo o próprio Executivo, representa um dos principais desafios no enfrentamento da doença

Outro ponto destacado pelo parlamentar diz respeito ao suporte aos cuidadores. O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) atua com orientações técnicas e acolhimento emocional, mas não há compensação financeira municipal específica para quem precisa abandonar o emprego para cuidar de familiares com demência, apenas os benefícios federais.

Já no Requerimento nº 928/2025, a Prefeitura confirma que, até 2024, o Estádio João Batista Gonçalves estava sob um Termo de Adoção de Praça, atualmente em revisão jurídica. Não há orçamento específico para a reforma em 2025, embora o Executivo afirme prever melhorias no cronograma do ano.

Para Cagnani, as respostas apontam avanços pontuais, mas também indicam a necessidade de mais planejamento, investimento e atenção às demandas reais da população. “Tanto na saúde, quanto no esporte, estamos falando de qualidade de vida. Precisamos de políticas estruturadas, contínuas e comprometidas com quem mais precisa”, afirma.

As proposições estão disponíveis para consulta no site da Câmara (www.pocosdecaldas.mg.leg.br).