Alunos do PJ discutem políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental

por Imprensa publicado 04/05/2022 10h55, última modificação 10/05/2022 17h37
Oficina temática

Oficina contou com a presença de secretários municipais, psicólogas do CAPS e do músico Vinícius Paiva dos Anjos

Na última semana, aconteceu mais uma oficina de formação temática para alunos do Parlamento Jovem de Minas, desta vez sobre “Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental”. O evento contou com a presença do secretário municipal de Esportes Fernando Henrique dos Santos, do secretário municipal de Cultura Luís Gustavo Santos Dutra, das psicólogas do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Roseli Aparecida de Melo e Júlia Aguiar Pomarico e do músico Vinícius Paiva dos Anjos, o MC TLZ.

O encontro teve início com a fala das psicólogas, que compartilharam o público-alvo e os métodos de atuação do CAPS (serviço de saúde de caráter aberto e comunitário, voltado aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental). Poços possui as modalidades I, II e AD do CAPS, o que engloba atendimentos a todas as faixas etárias para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas.

Roseli Melo destacou a importância do evento do PJ. “Foi um espaço de diálogo muito interessante. Poder falar do nosso trabalho, envolvendo saúde mental com adolescentes, da situação do adoecimento, destacar que existe um serviço direcionado para isso, uma equipe que pode atendê-los, é muito importante, tanto para a divulgação do CAPS, quanto para o reconforto desses jovens. Gostei do material do Parlamento Jovem quando recebi, com uma linguagem acessível e, ao mesmo tempo, profunda e abrangente. Sem contar o espaço de debate e formação política para esses futuros adultos, que vão crescer conscientes e capazes de pleitear políticas públicas para ajudar no desenvolvimento da sociedade”, disse.

Já o secretário de Esportes tratou da importância do exercício físico para a manutenção de uma boa saúde mental, inclusive realizando uma brincadeira com os participantes do evento. “É muito importante que cada um de nós procure o bem-estar físico e mental. Nossa rotina, atualmente, é muito marcada pela competição e a pressa, e o esporte produz um efeito de transformação em vários sentidos na sociedade. Felizmente, estamos oferecendo vários projetos esportivos pela cidade. Sabemos que ainda é pouco, precisamos oferecer sempre mais opções e melhorar as estruturas, e nosso objetivo, hoje, é justamente ramificar o esporte e levar qualidade de vida a todas as faixas etárias. Nossa meta é contribuir com a construção de uma sociedade melhor e, para isso, deixo a Secretaria de Esportes à disposição de todos aqui presentes”, ressaltou.

Por fim, MC TLZ compartilhou com os estudantes presentes suas experiências e desafios pessoais que o levaram a entrar no “mundo da música”, comentando os benefícios para sua saúde mental. Vinícius é o fundador do “Batalha da Quadra”, um evento musical que reúne artistas para batalhas de rimas e que tem esse nome por ter se iniciado na quadra esportiva do bairro São José. “O projeto do ‘Batalha da Quadra’ agrega liberdade aos dançarinos de Hip Hop e Break, cantores e MCs, que produzem arte de rua na cidade. A batalha é uma roda aberta para quem quiser aprender”, disse o músico, que começou na área há oito anos, aprendendo com os artistas mais velhos da cidade.

Antes do “Batalha da Quadra”, outros eventos aconteciam de três a quatro vezes por ano em Poços. Porém, em determinado momento, esses encontros deixaram de acontecer. “Aí eu comecei uma batalha no meu bairro. Começou como uma rodinha de cinco pessoas, depois foi crescendo com os moradores do bairro comparecendo, especialmente crianças e adolescentes, e hoje os artistas da cena de Hip Hop da região participam da batalha. Por conta da dificuldade do transporte, mudamos a batalha da quadra do bairro São José para o centro. Isso fez com que o público aumentasse muito”, contou.

MC TLZ, que cantou uma música de sua autoria durante a oficina, também falou sobre a necessidade de se discutir o tema saúde mental do jovem. “Esse assunto é muito importante. Eu tenho até uma música falando desse assunto, chamada ‘O Livro Aberto’, e acho que a arte pode ser uma grande aliada nesse assunto. Eu, por exemplo, tenho o Hip Hop como válvula de escape, sem ele não sou a mesma pessoa. Durante a pandemia, inclusive, tive uma enorme dificuldade com a interrupção dos eventos musicais de que participava. Se eu vejo uma rodinha de rima já estou entrando e participando, porque é o que me faz sentir bem, me expressar melhor, ser como sou de verdade”, afirmou.

Parlamento Jovem de Minas

O PJ Minas é um projeto de formação política e educação legislativa destinado aos alunos do ensino médio. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões. O tema desse ano é Saúde Mental do Jovem. A partir das oficinas e demais debates sobre o assunto, os estudantes devem elaborar propostas para serem votadas na Plenária Municipal. Aquelas aprovadas serão encaminhadas à Prefeitura pelos vereadores, podendo se tornar políticas públicas na área da Saúde.

Fazem parte do projeto neste ano as seguintes instituições: Colégio CEPOC, IFSULDEMINAS, Colégio Pelicano, Escola Estadual Arlindo Pereira (Polivalente), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Escola Estadual David Campista, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Sete de Setembro e Colégio Nini Mourão.