solicitação de uma cadeira de rodas motorizada adaptada para o Sistema Único de Saúde (SUS).
por reginacioffi
—
publicado
14/10/2021 18h38,
última modificação
22/06/2022 09h26
André Luis Marinho de Lucia, inscrito no CPF sob o nº 071.301.936-03, Residente na rua Silvio de Oliveira 130, Vila Cruz, Poços de Caldas/MG, venho manifestar meu descontentamento acerca da minha solicitação de uma cadeira de rodas motorizada adaptada para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Na data de 14 de agosto de 2020, foi realizada na Instituição Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (ADEFIP) onde faço acompanhamento médico a solicitação de uma cadeira de rodas motorizada adaptada pelo fisioterapeuta Alan Luiz Pereira, MG/CREFITO 220325-F, pois a minha já vinha apresentando defeitos e também está prejudicando o meu posicionamento, a minha postura.
Com o pedido em mãos solicitei que a minha mãe levasse no PSF São Jorge do meu bairro que vem a ser a Vila Cruz o meu pedido da cadeira de rodas motorizada adaptada, não levei pessoalmente no dia, pois não consegui transporte veicular e como a demanda é urgente pedi para a mesma entregar. Minha mãe com toda gentileza entregou e no PSF ela foi informada que era para aguardar e que a secretaria de saúde entraria em contato comigo.
E desde então não obtive resposta, não obtive nenhum esclarecimento sobre a minha solicitação.
A minha demanda é urgente, pois minha má postura nesta cadeira atual está prejudicando outras áreas da minha saúde, está correndo risco de aparecer escaras por causa da pressão na perna já que a cadeira de rodas atual não tem o estofamento adequado e para a pessoa com deficiência que utiliza cadeira de rodas uma escara não é viável, pois atrapalharia a minha rotina em alguns meses. E também dependo da cadeira de rodas motorizada para minha locomoção assim tendo autonomia e independência das tarefas diárias, deste trabalho a lazer.
Desde maio de 2013 o Sistema Único de Saúde (SUS), oferece cadeira de rodas motorizada para as pessoas com deficiência que são incapazes de tocar uma cadeira manual. Para essas pessoas, a cadeira deve ser equipada com motor elétrico que pode ser acionado por controle remoto, pelo queixo ou boca.
É sabido e notório que o atendimento integral à saúde é um direito da cidadania e abrange a atenção primária, secundária e terciária, com garantia de fornecimento de equipamentos necessários para a promoção, prevenção, assistência e reabilitação.
Esse direito está previsto na Portaria nº 1.272 de 25/06/2013. A Portaria incluiu a cadeira de rodas motorizada na lista de órtese, prótese e materiais que devem ser concedidos pelo SUS.
Criada em :
07/10/2021 14h28
Tipo de solicitação :
Reclamação
Área :
Faltando: ouvidoria
Protocolo :
20211007142855
Status atual :
Resolvida
Respostas
1
Data :
10/11/2021 18h35
Status :
Tramitando
Protocolado na Secretaria de Saúde, aguardando resposta.
2
Data :
22/06/2022 09h26
Status :
Tramitando
Prezado André Luis Marinho Seu pedido foi encaminhado pela antiga ouvidora da Câmara no ano passado. Acabo de assumir como assessor da ouvidoria e gostaria de saber se seu caso já foi resolvido. Fico à sua disposição pelo telefone 3729-3853. att.
Arquivos anexados
Esta solicitação ainda não contém nenhum arquivo anexado.