Vereadores propõem realização de cursos de prevenção de acidentes

por Imprensa publicado 30/10/2018 13h38, última modificação 16/11/2020 12h39
Escolas e creches

Um anteprojeto de lei assinado por três vereadores sugere que a Prefeitura disponibilize cursos de prevenção de acidentes e primeiros socorros a profissionais de escolas e Centros de Educação Infantil do município. A proposta, de autoria dos vereadores Pedro Magalhães (PSDB), Gustavo Bonafé (PSDB) e Lucas Arruda (Rede), pode voltar à Câmara para votação, caso seja acatada pelo Executivo.

De acordo com a matéria, o curso destinado a professores e funcionários será extracurricular e ministrado por entidades especializadas na área, podendo existir convênios e parcerias com outros órgãos. Entre outras questões, o anteprojeto estabelece que as instituições de ensino deverão manter em suas dependências pessoal treinado durante todo o período em que houver aulas ou atividades extras, bem como atividades externas.

Segundo o vereador Pedro Magalhães, infelizmente, há muitos casos de acidentes envolvendo crianças dentro e fora dos locais de aprendizado. “Sabemos que durante a infância existem as brincadeiras e descobertas, sendo necessário um cuidado constante. Além disso, alguns estudos revelam que os acidentes são, hoje, a principal causa de morte de crianças de um a 14 anos no Brasil. Tendo em vista esses dados e, também, a preocupação com esse assunto em nossa cidade, estamos propondo a realização de cursos aos professores e servidores a fim de que o problema seja evitado”, disse.

O parlamentar ressaltou, ainda, que muitos acidentes poderiam ser evitados caso as vítimas recebessem, em tempo hábil, atendimento com técnicas simples de primeiros socorros. “Os primeiros socorros não excluem a importância da presença do médico, no entanto esse auxílio poderá fazer toda a diferença no momento. É preciso destacar que essa proposta não tem a intenção de onerar os cofres públicos, visto que os cursos poderão ser ministrados por profissionais da própria rede de saúde de Poços ou, por exemplo, pelo Corpo de Bombeiros. O objetivo é contribuir com políticas públicas que minimizem os problemas envolvendo acidentes em escolas e creches”, enfatizou Pedro Magalhães.

O anteprojeto de lei encaminhado ao Executivo está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.

Alexia Reis
Alexia Reis disse:
14/11/2018 13h46
Boa tarde!Acrefuto que o assunto em questão deve ser bem estudado e se adquirido seja feito com muita cautela pois pessoas que se preparam de qualquer jeito não tem ym bom resultado. Caso seja feito essa preparação,nós da população que desfrutamos do serviço de ensino publico, agradeceríamos. Pois ja tivemos alguns casos de despreparo dos funcionarios acarretando na morte de crianças! Acredito que sim esse é uma execelente iniciativa!
Comentários foram desativados.