15 de Julho de 2018

Notícias - Câmara Municipal de Poços de Caldas - Estado de Minas Gerais

Atalhos de navegação

  Pesquisar no Google
Menu por migalhas

Você está em: Página inicial > Comunicação - Notícias

Comunicação

Notícias

05/07/2018

Proteção ambiental e crescimento econômico

Câmara realiza debate sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Poços de Caldas

Compartilhar:

A Câmara de Vereadores promoveu, na última quarta-feira (04), uma audiência pública para discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Poços de Caldas. O encontro foi proposto pela vereadora Maria Cecília Opípari (PT), através de requerimento aprovado em plenário, com a finalidade de debater de forma integrada a proteção ambiental, o progresso social e o crescimento econômico do município, com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelos 193 países-membros da ONU (Organizações das Nações Unidas).

Participaram da audiência o secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Tiago Cavelagna, o professor doutor em Economia Brasileira, docente da UNESP (Universidade Estadual Paulista), membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico da cidade de Araraquara/SP e pesquisador na área de Economia Solidária, Criativa e Cidadania, Leandro Pereira Morais, e do professor doutor em Urbanismo, docente no Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifal e especialista em Planejamento Urbano e Projetos de Arquitetura e Urbanismo, Francisco José Cardoso. O evento reuniu, também, membros de entidades e ONGs ligadas à coleta seletiva, à defesa do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

As considerações feitas sobre o tema, em especial por aqueles que se inscreveram para usar a Tribuna, envolveram a criação de políticas públicas ligadas à qualidade da água, as ferramentas disponíveis dentro da plataforma Cidades Sustentáveis visando à tomada de decisões em âmbito local, a situação atual do lixão de Poços de Caldas e as dificuldades enfrentadas pelos catadores de materiais recicláveis. Outro assunto abordado foi a possibilidade de atualização das leis que versam sobre a gestão de resíduos sólidos.

Os professores universitários presentes na audiência destacaram a importância e a relevância do debate, tendo em visita, principalmente, os momentos vividos no Brasil e no mundo. Para eles, existem soluções diversas, no entanto não há um modelo projetado e será preciso encontrar o que é melhor e mais viável para Poços de Caldas. Já o secretário de Planejamento falou, em especial, sobre as dificuldades encontradas pelas últimas administrações a fim de resolverem a questão do Lixão e, consequentemente, da destinação do resíduo sólido, tendo em vista as determinações federais sobre o tema.

Segundo a vereadora Maria Cecília, o debate sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Poços, com base nos 17 objetivos propostos pela Organização das Nações Unidas, é necessário, inclusive, para nortear a revisão do Plano Diretor. “Teremos pela frente um novo Plano Diretor e é preciso trabalhar para o desenvolvimento ordenado da nossa cidade. Tivemos a deliberação de várias propostas e sugeri a criação de um grupo de estudos para alinharmos com Prefeitura e Secretarias os questionamentos que tivemos, em especial sobre a coleta seletiva. Uma das minhas ações, inclusive pretendo elencar essa questão na Lei de Diretrizes Orçamentárias, é a criação da economia solidária em Poços, contando sempre com o trabalho das cooperativas. Tivemos uma participação muito importante dos professores, que deixaram claro que precisamos lutar pela preservação do meio ambiente e desenvolvimento da cidade. O trabalho, com certeza, não acaba aqui”, declarou.

ODS

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram estabelecidos pelos 193 países-membros da ONU (Organizações das Nações Unidas), através da política global adotada em setembro de 2015: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O intuito dessa nova política é elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. São 17 objetivos com 169 metas a serem alcançadas por meio de uma ação conjunta entre os diferentes níveis de governo, organizações, empresas e sociedade como um todo nos âmbitos internacional, nacional e local.

A Agenda 2030 está pautada em cinco áreas: Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias e Planeta. Já os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em um total de 17, representam um desafio a ser conquistado para a promoção de um desenvolvimento mais sustentável, justo e inclusivo. São eles: Erradicação da Pobreza; Fome Zero; Boa Saúde e Bem-Estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água Limpa e Saneamento; Energia Acessível e Limpa; Emprego Direto e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Combate às Alterações Climáticas; Vida Debaixo D’água; Vida Sobre a Terra; Paz, Justiça e Instituições Fortes; Parcerias em Prol das Metas.

Outras notícias


Acesso à Informação

Siga a Câmara

Siga a Câmara no Youtube
Siga a Câmara no Facebook


Comissão das águas

Clique no link abaixo e copie para o seu computador o relatório técnico.

Download do relatório (Mar/12)


SAPL Móvel

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) é a ferramenta utilizada para a gestão do processo legislativo. Acompanhe de perto toda a atividade legislativa de seu representante.

Acesse:
sapl-mobile.pocosdecaldas.mg.leg.br



Leis Municipais

Consulte aqui todas as leis da nossa cidade.


Plano Diretor:

Baixe aqui todo o conteúdo


Anteprojeto de Lei de Zoonoses:

Acesse aqui



Tempo


Câmara Municipal de Poços de Caldas - Estado de Minas Gerais

Rua Junqueiras, 454 - Centro - CEP 37701-033
Prédio Anexo: Rua Junqueiras, 555
Geral: (35) 3729-3800
Ramais: consulte

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira das 12 às 18 horas

Observação aos padrões:

  • XHTML 1.0 Strict
  • CSS nível 2.1
  • Conformidade com o nível AAA das Diretrizes para Acessibilidade dos Conteúdos da Web 1.0

Creative Comons - Atribuição - Uso não-comercial - Compartilhamento pela mesma licença 2.5 Brasil
Creative Commons 2008 - Alguns direitos reservadosLigação para um novo sítio

Símbolo de Acessibilidade na Web [D]
Símbolo de Acessibilidade na Web - NCAMLigação para um novo sítio

Menor resolução recomendada 1024x768 pixels
Desenvolvido por Assessoria TI