21 de Agosto de 2018

07/06/2018

Reivindicações

Câmara recebe alunos do Programa Jovem Aprendiz

Alunos do Programa Jovem Aprendiz do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) participaram, nos dias 04 e 06 de junho, do projeto Câmara em Visita. Os estudantes foram recebidos pelo vereador Gustavo Bonafé (PSDB) e tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do Legislativo e propor melhorias para a cidade.

Fomentar ações de combate a maus-tratos a animais, implantar ciclovias e ciclofaixas, renovar acervo de livros em bibliotecas municipais e ampliar a fiscalização do serviço de charretes. Essas foram algumas das propostas apresentadas pelos alunos, depois de um debate em sala de aula sob supervisão dos professores Paulo Moreno e Wesley Fernandes. Durante a visita, os jovens discutiram e votaram as reivindicações para que elas sejam encaminhadas ao Executivo.

O professor Paulo Moreno, orientador do Senac nos cursos de Serviços Administrativos, Vendas e Supermercados, destacou a possibilidade dos jovens conhecerem a rotina dos vereadores. “O projeto possibilita que os alunos conheçam como os vereadores da cidade trabalham e, principalmente, proporciona o exercício da cidadania. Além de participarem do que acontece na Câmara, eles se tornam críticos de tudo que está acontecendo na cidade. Acredito que esse projeto é de grande valia para a formação deles, tanto pessoal como social, pelo fato de conseguirem pensar e encontrar soluções para os problemas que existem”, enfatizou.

Camila Malaquias da Silva é aluna do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados. A proposta apresentada por ela foi para implantação de ações visando despoluir os rios da cidade, além de promover campanhas de conscientização e fiscalização com o objetivo de coibir o descarte de rejeitos. “A poluição e o mau cheiro de muitos rios causam transtornos à população. Esse projeto é importante para o nosso conhecimento e evolução e para que possamos participar da política”, disse.

Sobre a atuação dos alunos durante as discussões, o vereador Gustavo Bonafé falou da transformação do jovem do início ao fim da experiência. “No começo, eles chegam muito tímidos, ainda se ambientando, sem ter muito conhecimento do trabalho Legislativo. No final, saem com muito mais propriedade, conteúdo, mais noção do papel dos vereadores. Isso me chamou muito a atenção”, ressaltou.

Bonafé citou alguns assuntos mais recorrentes durante a visita, como por exemplo a questão das charretes, problemas de mobilidade urbana, melhorias na segurança pública, entre outros. Para ele, a mudança na política tem início em projetos como o Câmara em Visita. “Enquanto vereador quero contribuir ativamente para preparar lideranças melhores do que eu no futuro. E isso só pode ser feito através da educação política e do incentivo à cidadania saudável para a cidade. Acredito muito nesse tipo de iniciativa da Câmara e parabenizo a instituição por cultivar projetos de grande relevância para a população como um todo, principalmente para a juventude”, declarou.

Projeto

O Câmara em Visita tem como objetivo principal estimular a participação de crianças e jovens no processo democrático e incentivar, desde cedo, a discussão de temas importantes para a cidade. O programa recebe escolas públicas e particulares de Poços e cria oportunidades para que os alunos conheçam, também, o trabalho do Poder Legislativo.

As unidades de ensino que quiserem participar do projeto devem entrar em contato com a Câmara pelo telefone 3729-3877 ou pelo e-mail comunicacao@pocosdecaldas.mg.leg.br.