22 de Junho de 2018

12/03/2018

Violência contra a mulher

Cerimônia de lançamento do Parlamento Jovem acontece na quarta-feira

Na próxima quarta-feira (14), às 15h, a Câmara de Poços fará o lançamento do Parlamento Jovem 2018. Neste ano, o tema do projeto é “Violência contra a mulher”, dividido nos subtemas Violência Doméstica e Familiar, Violência nos Espaços Institucionais do Poder e Violência e Assédio Sexual. O evento de lançamento contará com a presença do professor Fabiano Melo, da PUC Minas/campus Poços de Caldas, que ministrará uma oficina de formação política para os alunos.

Em 2018, participam do PJ 13 escolas da cidade: Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Nini Mourão, Instituto Educacional São João da Escócia, Colégio Objetivo, Colégio Sete de Setembro, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvea Cardillo, Escola Estadual João Eugênio de Almeida, Escola Estadual Francisco Escobar, Centro Educacional Inovação, Escola Padrão do Parque das Nações, Centro Educacional Poços de Caldas (Cepoc) e Escola Estadual David Campista. Poços de Caldas faz parte do Polo Sudoeste, formado também pelas cidades de Guaxupé, São Sebastião do Paraíso e Itaú de Minas.

Após o lançamento, várias atividades serão realizadas pela Câmara. Além das oficinas e grupos de trabalho, os alunos participarão das plenárias municipal e regional para a discussão do tema principal e votação de propostas. As sugestões selecionadas nos municípios serão levadas à plenária estadual, realizada em Belo Horizonte. Este último evento acontece na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, oportunidade em que o documento final, com as propostas de todas as cidades, é entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG.

Formação

Na última semana, professores das escolas de ensino médio que integram o projeto em 2018 participaram de uma oficina de formação. O encontro teve como objetivo incentivar a troca de informações e experiências, além de prepará-los para atuarem como monitores do Parlamento Jovem.

A professora de História Pollianna Gerçossimo Vieira, da Escola Estadual Edmundo Gouvea Cardillo, falou da expectativa dos alunos para o início do Parlamento Jovem. “Os alunos do Edmundo sempre participaram do Parlamento Jovem. E eles, já no início do ano, me procuram para saber sobre o projeto. O tema dessa vez criou uma ansiedade, principalmente nas meninas que já participavam, e acho que elas já estão se preparando antes mesmo desse início. Estão todas esperando esse lançamento com muito afinco e estudo. Acho que vai ser um início grandioso, principalmente para a escola”, disse.

Para Pollianna, o Parlamento Jovem envolve, entre outras características, a questão da responsabilidade. “A gente quando é jovem é um pouco irresponsável em alguns quesitos. E o Parlamento Jovem traz essa questão da responsabilidade, junto com a leitura, já que os alunos precisam ler para se inteirarem do assunto. Além disso, eles se inserem no mundo da política, que é tão mal vista no Brasil hoje em dia. E quando se inserem, veem que a política não é somente a corrupção. A política é muito além disso, é tentar mobilizar a sociedade em prol de coisas boas para todos. Essa visão é muito importante”, ressaltou.

Projeto

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates, exposição de opiniões, negociações e escolhas. Em 2018, o PJ chega à 10ª edição em Poços de Caldas.