18 de Dezembro de 2017

05/12/2017

Carlos Roberto quer informações sobre realização de cirurgias de próstata

A realização de cirurgias eletivas e o tempo de espera pelos procedimentos no município são assuntos sempre abordados pela Câmara. Preocupado também com esta questão, em especial com relação às cirurgias de próstata, o vereador professor Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC) apresentou, na última semana, um requerimento questionando o Executivo sobre a programação e o andamento das intervenções.

De acordo com o parlamentar, existem relatos de pessoas que aguardam a cirurgia de próstata há mais de um ano. Para ele, a situação merece uma atenção especial, tendo em vista que o mês de novembro foi dedicado à campanha de conscientização e prevenção do câncer de próstata. “Algumas pessoas têm nos procurado indagando acerca das cirurgias de próstata, pois há uma longa espera e é preciso que exista previsão para solucionar os casos. Ao procurar os responsáveis, as pessoas, segundo relatam, recebem a resposta que tem que aguardar, pois a fila é grande e o processo é demorado. É preciso que ao menos os pacientes tenham uma sinalização quanto ao tempo de espera, visto que tal situação causa uma angústia para o enfermo e a família”, afirmou.

Ainda segundo Carlos Roberto, não foi possível obter informações sobre o número de pacientes que ainda aguardam a cirurgia, pois a demanda é passada semanalmente ao médico, que seleciona os casos de urgência. Segundo o vereador, tal fato motivou a elaboração de um requerimento à Prefeitura. No documento, além da quantidade de cirurgias represadas, ele indaga a possibilidade de realizar um mutirão para diminuir a fila de espera e o tempo médio aguardado pelo paciente para o atendimento.