18 de Dezembro de 2017

Notícias - Câmara Municipal de Poços de Caldas - Estado de Minas Gerais

Atalhos de navegação

  Pesquisar no Google
Menu por migalhas

Você está em: Página inicial > Comunicação - Notícias

Comunicação

Notícias

11/10/2017

Prevenção do câncer de mama

Exposição e palestra marcam ações da Câmara no Outubro Rosa

Compartilhar:

Na última quarta-feira (11), a Câmara de Poços deu início às atividades alusivas ao Outubro Rosa, mês de conscientização para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Além da abertura da exposição “Vivência”, do fotógrafo Bruno Alves, que retrata pacientes em tratamento oncológico, houve uma apresentação, pela idealizadora do movimento União Rosa, do trabalho realizado no município visando à troca de informações e acolhimento das pacientes com a doença.

O evento reuniu vereadores, o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, a primeira-dama do município e presidente do Servas (Serviço Voluntário de Assistência Social), Gisele Azevedo, e comunidade em geral. Após a abertura das atividades no plenário da Casa, o público se dirigiu ao saguão de entrada para visitar a exposição fotográfica.

Durante o encontro, Cláudia Rocha contou a história do projeto União Rosa, que tem desenvolvido diversas ações na cidade, como a humanização do ambiente hospitalar, o acolhimento ao paciente, a realização de campanhas temáticas e exposições.

Segundo a idealizadora, o projeto possibilitou, além das ações já citadas, a identificação de demandas na área, resultando na iniciativa de se criar uma ONG, o GAAPO (Grupo de Assistência e Apoio ao Paciente Oncológico). “Para você conseguir ações maiores, você precisa estar legalmente constituído. A ideia de se tornar uma ONG foi acontecendo na medida em que fomos amadurecendo os projetos e novas demandas foram surgindo. Quando fomos trabalhar com prevenção, pensando em ações que podemos fazer para ajudar a população, atingindo um número maior de pessoas, passamos a pensar na prevenção do câncer infantil. Percebemos que era preciso mudar de nome, porque União Rosa já não fazia mais sentido. O movimento vai continuar existindo, com muito carinho, vai ser o evento que sempre vamos realizar em outubro para as pacientes, mas o nome GAAPO vem fortalecido, de forma amadurecida. Estamos elaborando o estatuto e a ideia é lançá-lo até o final de novembro”, contou.

O fotógrafo Bruno Alves, responsável pela exposição Vivência, destacou que o trabalho surgiu após o convite recebido para registrar o II Encontro União Rosa, no último dia 02, no Espaço Cultural da Urca. São 24 fotografias que propõem um olhar diferenciado para as mulheres que lutam contra o câncer, revelando o que há de suave, sutil, positivo e otimista na batalha contra a doença. “São imagens que passam uma mensagem positiva. O brilho dos olhos, os sorrisos, as cores. [A ideia] é poder somar, principalmente no mês de outubro, quando a mensagem de prevenção e conscientização está mais presente. Vim para somar ao projeto”, destacou.

O presidente do Legislativo, vereador Antônio Carlos Pereira (DEM), destacou que a Câmara, mais uma vez, participa do Outubro Rosa e propõe o debate sobre a necessidade de prevenção do câncer. “A Câmara apoia esta campanha. Mais uma vez participamos das atividades do Outubro Rosa e aproveito a oportunidade para parabenizar todas as pessoas envolvidas nesse trabalho, principalmente a Cláudia Rocha, e outras que lideram esse movimento. Temos na Câmara a Comissão dos Direitos da Mulher e procuramos sempre abrir espaço e dar o apoio necessário para que estes e outros assuntos possam ser discutidos dentro da Casa”, declarou.

Programação

A exposição fotográfica estará no saguão de entrada da Câmara até 30 de outubro. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Encerrando as atividades alusivas ao Outubro Rosa, a Câmara promoverá uma palestra com o médico oncologista Dr. Tobias Engel Ayer Botrel, sobre o tema “Prevenção, rastreamento e avanços no tratamento dos tumores mais prevalentes”. O encontro será no dia 30 de outubro, às 19h, no plenário do Poder Legislativo.

Outras notícias


Acesso à Informação
Acesso à Informação

Siga a Câmara

Siga a Câmara no Youtube
Siga a Câmara no Facebook

Reuniões ordinárias

Plenário da Câmara

Recesso Legislativo:

De 16/12/2017 a 01/02/2018



Comissão das águas

Clique no link abaixo e copie para o seu computador o relatório técnico.

Download do relatório (Mar/12)


SAPL Móvel

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) é a ferramenta utilizada para a gestão do processo legislativo. Acompanhe de perto toda a atividade legislativa de seu representante.

Acesse:
sapl-mobile.pocosdecaldas.mg.leg.br





Tempo


Câmara Municipal de Poços de Caldas - Estado de Minas Gerais

Rua Junqueiras, 454 - Centro - CEP 37701-033
Prédio Anexo: Rua Junqueiras, 555
Geral: (35) 3729-3800
Ramais: consulte

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira das 12 às 18 horas

Observação aos padrões:

  • XHTML 1.0 Strict
  • CSS nível 2.1
  • Conformidade com o nível AAA das Diretrizes para Acessibilidade dos Conteúdos da Web 1.0

Creative Comons - Atribuição - Uso não-comercial - Compartilhamento pela mesma licença 2.5 Brasil
Creative Commons 2008 - Alguns direitos reservadosLigação para um novo sítio

Símbolo de Acessibilidade na Web [D]
Símbolo de Acessibilidade na Web - NCAMLigação para um novo sítio

Menor resolução recomendada 1024x768 pixels
Desenvolvido por Assessoria TI