18 de Dezembro de 2017

06/10/2017

Sessão Especial

Câmara homenageia centenário da aparição de Nossa Senhora de Fátima e 300 anos de Nossa Senhora Aparecida

Atendendo a um requerimento do vereador professor Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC), assinado também pelo vereador Ricardo Sabino (PSDB), a Câmara Municipal realizará uma sessão especial em comemoração aos 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima, na Cova da Iria, em Portugal, e aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida. O evento será na próxima terça-feira (10), às 19h, logo após a reunião ordinária.

A primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima, no total de seis, foi em 13 de maio de 1917 aos três pastorinhos: Lúcia de Jesus, Francisco Marto e Jacinta Marto. A última aparição aconteceu em 13 de outubro do mesmo ano, sendo testemunhada por muitas pessoas e noticiada pela imprensa da época. Por conta de todas as aparições da santa, deu-se início à construção, em 1919, da Capelinha das Aparições que, com o tempo e o crescimento da mesma, tornou-se o Santuário de Fátima. O local, situado a 120 quilômetros de Lisboa, atrai, anualmente, mais de três milhões de visitantes.

A imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi encontrada na segunda quinzena de outubro de 1717, pelos pescadores Domingos Martins Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, no Rio Paraíba, em Aparecida. A primeira história de fé em Aparecida data do encontro da imagem pelos pescadores. O primeiro milagre foi a pesca farta depois que as redes resgataram do rio as duas partes da imagem quebrada. A história da multiplicação dos peixes se espalhou e, nos anos seguintes, outras histórias ajudaram a confirmar a fama da santa milagrosa. Em 1888, uma basílica foi construída próximo ao local do episódio e, quarenta anos depois, o movimento provocado pelos fiéis levou à fundação do município de Aparecida, a 180 quilômetros da capital. Nossa Senhora Aparecida é Padroeira do Brasil desde 1930.

No requerimento aprovado pelos vereadores, o autor da homenagem ressaltou os inúmeros trabalhos sociais e de apostolado religioso desenvolvidos nas cidades de Fátima e Aparecida. Nesta última, destacam-se as obras de evangelização, Campanha dos Devotos, Acolhimento aos Peregrinos e diversas obras sociais, tais como Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida, Lar Nossa Senhora Aparecida, Casa do Pequeno, Mãos na Massa, Acolher Bem, entre outras.

O vereador Carlos Roberto enfatizou a importância da comemoração das datas, tanto do ponto de visita religioso como também devido ao desenvolvimento das cidades ao longo dos anos. No requerimento, ele pontuou que, atualmente, Fátima e Aparecida são referências mundiais, frequentadas por turistas e peregrinos, católicos e não católicos. “A referida sessão comemorativa tem a importância em homenagear a Virgem Maria e valorizar o sentimento religioso do nosso povo por parte do Poder Legislativo Municipal, legítimo representante de nossa população. Justifica-se tal sessão comemorativa, também, pelo fato de constar no calendário cívico nacional o dia de Nossa Senhora Aparecida, além de constar alguns municípios brasileiros em seu calendário cívico um dia de feriado referente à Nossa Senhora de Fátima. Além disso, Nossa Senhora Aparecida tem o título de Generalíssima do Exército Brasileiro”, ressaltou.

A sessão especial da Câmara será transmitida pela Internet, nos endereços www.pocosdecaldas.mg.leg.br e www.youtube.com/CamaraPocos.