24 de Novembro de 2017

28/08/2017

Convite

Associação de Cafés Vulcânicos apresenta trabalho realizado em Poços e região

Atendendo a um requerimento do vereador Lucas Arruda (Rede), aprovado por unanimidade pelos demais vereadores, o vice-presidente da Associação dos Produtores de Cafés Especiais da região de Poços de Caldas – Cafés Vulcânicos, Marco Antônio Lobo Sanches, participou da última sessão da Câmara, na terça-feira (22). Ele foi convidado para apresentar o trabalho desenvolvido pela entidade com o objetivo de obter a certificação de Indicação Geográfica (IG).

O termo Indicação Geográfica refere-se a uma certificação atribuída a produtos ou serviços que são característicos de determinada região e apresentam qualidade diferenciada em virtude de seus recursos naturais, como solo, vegetação e clima. Durante a explanação, o vice-presidente destacou que tal reconhecimento da região vulcânica de Poços garantiria maior visibilidade aos cafés, além da valorização da cafeicultura de montanhas do Planalto, incentivo à melhoria contínua da qualidade dos cafés da região e busca por novos investimentos.

Ainda durante a sessão, o vice-presidente elencou algumas conquistas e ações da associação nos últimos anos, como realização de palestras e participações de produtores em concursos municipais e estaduais.

Segundo Lucas Arruda, o convite foi feito para que os demais vereadores pudessem conhecer o que vem sendo realizado pela associação desde sua criação, no ano de 2012. “A exposição foi muito positiva e mostrou o pioneirismo de Poços nessa questão do café. A conquista da Indicação Geográfica é de extrema importância para que os cafés de Poços e região tenham um diferencial e possam ser conhecidos por suas características especiais, podendo também se estender a outros produtos cultivados na região. Isso para nossa cidade é muito válido e a Câmara está de portas abertas para auxiliar nesse processo, dentro do que é de competência do Legislativo”, declarou.

A apresentação feita pela Associação de Cafés Especiais está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Gravações.