17 de Agosto de 2017

16/08/2017

Reivindicações

Marcelo Heitor solicita informações sobre profissionais da educação inclusiva

O número de profissionais que atuam na educação inclusiva do município e as dificuldades encontradas no desempenho de suas funções, tendo em vista que alguns trabalham com mais de um aluno, foram assuntos abordados pelo vereador Marcelo Heitor da Silva (PSC). Recentemente, através de requerimentos aprovados em plenário, o parlamentar solicitou informações da Prefeitura sobre a possibilidade de realizar estudos visando à definição de novos critérios para solucionar o problema.

Em um primeiro requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador foi informado que o auxiliar de educação inclusiva oferece apoio a mais de uma criança quando a mesma não possui ainda laudo ou diagnóstico, apresentando apenas algum tipo de dificuldade ou suspeita de dificuldade. Além disso, a Secretaria de Educação esclareceu que a organização da quantidade de crianças por auxiliar ocorre através de acordos e necessidades observadas pela equipe pedagógica da escola.

No entanto, segundo o vereador, alguns profissionais o procuraram relatando dificuldades no trabalho prestado devido ao número reduzido dos ocupantes do cargo. “Conversei com pais e alguns auxiliares da educação inclusiva e a minha preocupação é que hoje temos quase 260 crianças que necessitam desse profissional. Em 2014, tínhamos cerca de 159 auxiliares e hoje, segundo resposta já encaminhada à Câmara, são cerca de 119. Então queremos saber como tem sido esse atendimento, uma vez que informações não oficiais revelam que em algumas escolas um único auxiliar chega a cuidar de seis alunos”, ressaltou.

No segundo requerimento sobre o assunto, aprovado no dia 08 de agosto, Marcelo Heitor solicitou informações a respeito das ações adotadas pela Prefeitura para regularizar a situação. “Queremos saber se o Executivo tem ciência dessa dificuldade e se tem algum projeto em andamento, concurso para área ou previsão de contratação para sanar o problema”, afirmou.

Ainda no documento, o legislador questionou se no último concurso realizado pelo município, no ano de 2013, todas as vagas para o cargo foram preenchidas e quantos candidatos aprovados foram, realmente, nomeados. Ele indagou, também, o motivo de alguns auxiliares não estarem atendendo nenhum aluno, conforme quadro informativo encaminhado à Câmara em resposta ao primeiro requerimento.