21 de Agosto de 2018

17/08/2018

Sede da ABACO

Reforma viabiliza última etapa para realização de cursos de cabeleireiro e manicure

A sede da ABACO (Associação Beneficente de Apoio à Comunidade), localizada no Conjunto Habitacional Dr. Pedro Affonso Junqueira, zona sul da cidade, passará por uma reforma. O objetivo das melhorias é viabilizar a realização de cursos de cabeleireiro e manicure, através do projeto Instituto de Beleza Comunitário, em parceria com o Instituto ALCOA. A adequação do espaço será feita pela empresa Horizonte Construtora, a partir de conexão feita pelo gabinete do vereador Gustavo Bonafé (PSDB).

Segundo o parlamentar, a conquista se deve à parceria entre uma empresa socialmente responsável e uma organização que faz toda a diferença no município. “Sempre acreditei que um dos principais papéis do vereador é articular soluções para a comunidade de uma maneira criativa, chamando a participação de outros atores importantes na sociedade. Nesse ano, em pouco mais de sete meses de trabalho, destaco duas conquistas neste sentido. A primeira dela foi toda a reforma da rampa de acessibilidade da ADEFIP, em parceria com a construtora Vital. Agora, mais recentemente, uma conquista para a ABACO. Todos os projetos são frutos de uma articulação e conexão minha com esses empresários e as entidades sociais”, destacou

A compra de materiais, equipamentos e mobiliários para a realização dos cursos foi viabilizada através do projeto Instituto de Beleza Comunitário. Outras melhorias também foram possíveis com a participação de empresas parceiras. “A ABACO já havia recebido recursos para compra de materiais para as aulas, através da ALCOA e outros parceiros, mas faltava esse espaço. Por isso ressalto a importância da Horizonte, que com muita prontidão e vontade decidiu contribuir com esse processo. A partir do momento que o local for entregue, a comunidade vai receber capacitação gratuita, o que, além de trazer uma possibilidade de renda, pode melhorar as condições das famílias positivamente impactadas”, disse Bonafé.

A Associação Beneficente de Apoio à Comunidade é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter assistencial e cultural. Suas atividades tiveram início com a fundação de um grupo de convivência para idosos, em 1997, que tinha como objetivo promover o bem-estar através de atividades recreativas e lúdicas.

A sede da associação foi inaugurada em 20 de agosto de 1998, quando passou a desenvolver as atividades em uma sala cedida em um galpão no Conjunto Habitacional Dr. Pedro Afonso Junqueira, onde está localizada até os dias atuais. Com o passar dos anos, a ABACO expandiu sua área de atuação, trabalhando com famílias em situação de vulnerabilidade social. Além dos cursos de cabeleireiro e manicure, a entidade oferece aulas de corte e costura, pintura em tecido, crochê e tricô, todos com a finalidade de emancipação social e financeira.